Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciatox de João Pessoa oferece serviço de informação sobre atendimentos em acidentes com animais peçonhentos
conteúdo

Notícias

Ciatox de João Pessoa oferece serviço de informação sobre atendimentos em acidentes com animais peçonhentos

publicado: 13/08/2021 15h30, última modificação: 14/08/2021 18h55
HULW é referência em caso de picadas de cobras, aranhas e escorpiões

Foto: Welton Dionisio

Faltando pouco mais de um mês para o fim do inverno, que se encerra em 22 de setembro, o aumento de chuvas em algumas cidades paraibanas pode trazer o aparecimento de cobras, escorpiões e aranhas. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui um serviço de informação via telefone que orienta a população sobre medidas preventivas e profiláticas em casos de acidentes com animais peçonhentos e intoxicações com produtos químicos, além de repassar a profissionais de saúde em atendimento informações sobre condutas terapêuticas.

Vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Associação Brasileira de Centros de Informação Toxicológica (ABRACIT), o Ciatox integra o Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) da UFPB. Ele funciona no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e atende em plantão permanente pelos números 3216-7007 e 3224-6688, e pelo 0800 722 600 (nacional).

Soro - Em caso de acidente com um desses animais peçonhentos, além do atendimento informativo do Ciatox, o paciente deve procurar o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), que é referência nesses casos e possui a guarda dos soros específicos. Na recepção principal do hospital, o paciente deverá informar que foi picado por um desses três animais e será encaminhado para o setor de Doenças Infecto Parasitárias (DIP), que funciona no quarto andar.

O farmacêutico e coordenador adjunto do Ciatox, Luiz Carlos Costa, lembra que “não é recomendado passar qualquer substância no local, apenas lavar com água e sabão levar o mais rápido possível o paciente para o hospital, nos casos de cobras, e ligar para o centro para as orientações”. Nos demais casos de animais peçonhentos, plantas tóxicas, produtos químicos industriais, domissanitários, agrotóxicos agrícolas e domésticos, medicamentos, o paciente deve procurar hospitais de urgência e emergência. Algumas dicas e informações preventivas podem ser encontradas na página do Instagram do Ciatox.

Como um centro de informações, o Ciatox não atende presencialmente pacientes. A orientação é feita via telefone. E no período noturno e finais de semana, a população deve procurar atendimento pelo número 0800 722 6001, que é de abrangência nacional e funciona durante 24 horas, todos os dias da semana, e será redirecionado a um centro disponível pelo país para que possa ser repassadas as informações e orientações de atendimento.

* * *
Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins
Foto: Welton Dionisio