Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colégio agrícola da UFPB estabelece parceria com instituição portuguesa

Colégio agrícola da UFPB estabelece parceria com instituição portuguesa

Cooperação permitirá mobilidade e projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica
publicado: 18/08/2020 21h04, última modificação: 18/08/2020 21h03
A Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (EPAFBL) possui 30 anos de atuação nas áreas do setor Agropecuário, Florestal e Turismo da região oeste de Portugal. Foto: EPAFBL

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, administrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano, estabeleceu cooperação internacional com a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (EPAFBL), em Portugal.

A parceria com a instituição europeia de ensino vai permitir a mobilidade internacional de estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação, além de fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

O acordo faz parte do plano de internacionalização do colégio da UFPB, em vigor desde 2018 e que prevê a elaboração de acordos internacionais, oferta de cursos de línguas estrangeiras e participação da unidade de ensino em eventos e missões internacionais.

A instituição portuguesa possui 30 anos de atuação nas áreas do setor Agropecuário, Florestal e Turismo da região oeste de Portugal. Desde sua criação, busca promover a formação e integração profissional de jovens e prestar serviços de apoio técnico à comunidade.

A concretização do acordo foi viabilizado pela Coordenação Geral de Ensino do colégio agrícola da UFPB, em parceria com a Agência UFPB de Cooperação Internacional, que deu apoio e suporte às reuniões tratativas.

As instituições já iniciaram o desenvolvimento de atividades conjuntas, a exemplo do webinar realizado em 22 de julho, com o tema "Internacionalização da Educação e Interculturalidade em Portugal", ministrado pela professora Cristina Lopes.

As mobilidades internacionais estão previstas para o segundo semestre de 2021, após a perspectiva de estabilização da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB