Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colégio Agrícola da UFPB oferece 195 vagas em cursos técnicos

Colégio Agrícola da UFPB oferece 195 vagas em cursos técnicos

publicado: 17/05/2021 13h35, última modificação: 17/05/2021 13h35
Inscrições vão até o dia 20 de junho e aulas terão início em julho

Foto: Oriel Farias

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade integrante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura, Nutrição e Dietética e Ciências da Natureza, todos para ingresso no semestre letivo de 2021.1, com início das aulas no dia 12 de julhoEstão sendo oferecidas 195 vagas. As inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (17) e vão até o dia 20 de junho.

Os candidatos devem se inscrever de forma online, por meio do portal do CAVN. Não será cobrada taxa de inscrição para participação no processo seletivo. A seleção será realizada em única fase, a partir da análise do histórico escolar.

Os cursos ofertados são na modalidade de ensino profissional presencial. Porém, em função da pandemia da covid-19, as aulas serão desenvolvidas remotamente, enquanto perdurar o distanciamento social, conforme dispõe a Portaria MEC N. 617, de 3 agosto de 2020.

Os cursos técnicos atendem tanto a candidatos da zona rural como da zona urbana. diretor do CAVN, Prof. Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, destacou como diferencial dos cursos técnicos a rápida profissionalização dos alunos. “O curso técnico tem a particularidade de formar rapidamente o jovem ou adulto para uma determinada área; temos cursos que são de apenas dois semestres, como Ciências da Natureza, e de três semestres, como Agropecuária Subsequente”, exemplificou o docente.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

-      35 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária Integrado, na modalidade Proeja.

-      40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária Subsequente.

-      40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria Subsequente.

-      25 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Aquicultura Subsequente.

-      40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Nutrição e Dietética Subsequente.

-      15 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Laboratório de Ciências da Natureza Subsequente.

Cotas - Serão disponibilizadas 5% das vagas de cada curso para pessoas com deficiência. Além disso, o CAVN reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso para candidatos egressos de escolas públicas, sendo que metade será reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e a outra metade será reservada para candidatos egressos de escolas públicas, independente da renda. Dentro dos 50% de vagas reservadas tanto para candidatos egressos de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, quanto para candidatos egressos de escolas públicas, independente da renda, haverá uma nova subdivisão na qual será aplicado um percentual para reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e não autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

O resultado final do processo seletivo, após os recursos, será divulgado no dia 28 de junho de 2021, na Secretaria do CAVN e no endereço www.cavn.ufpb.br. A matrícula doclassificadona 1ª chamada do processo seletivo acontecerá no período de 29 de junho a 05 de julhopresencialmente, na Secretaria do CAVN, em Bananeiras, nos dias úteis, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h, ou à distânciamediante envio da documentação ao e-mail: sec.cursos.cavn@gmail.com.

As matrículas dos candidatos classificados na 2ª chamada do processo seletivo acontecerão, ou presencial ou à distância, entre os dias 07 e 09 de julhoO início do período letivo está previsto para dia 12 de julho.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Oriel Farias