Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colégio Agrícola Vidal de Negreiros abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

publicado: 21/11/2022 12h03, última modificação: 21/12/2022 16h38
Os candidatos serão selecionados pela média das notas do Ensino fundamental ou médio, sem a realização de prova

Foto: Oriel Farias

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso aos cursos técnicos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade de ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, na cidade de Bananeiras – PB.

Estão disponíveis 290 vagas, sendo 80 vagas para cursos técnicos de nível médio integrado, no qual o estudante cursa ao mesmo tempo uma formação técnica e o Ensino Médio; e 215 para cursos técnicos na modalidade subsequente, voltados para quem já finalizou o Ensino Médio, ou está terminando o último ano, e deseja a capacitação em nível técnico.

Para os cursos de nível médio integrado são 40 vagas para Agropecuária, e 40 vagas para Agroindústria. Para os cursos técnicos subsequentes são 40 vagas para Agropecuária, 25 vagas para Aquicultura, 40 vagas para Nutrição e Dietética, 25 vagas para Laboratório de Ciências da Natureza, 45 vagas para Paisagismo e 40 vagas para Veterinária. Os cursos de nível médio integrado têm duração de 03 anos, já os da modalidade subsequente têm duração de 1 ano, ou 1 ano e meio.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 4 de janeiro, exclusivamente pela internet por meio do portal do CAVN: www.cavn.ufpb.br/inscricao. Para realizar a inscrição o estudante deve digitalizar todos os documentos solicitados no edital nº16/2022 e salvar em único arquivo, podendo ser nos formatos doc, pdf, jpeg, jpg ou png.

Para os cursos de Ensino Médio integrado ao técnico podem se inscrever alunos que já concluíram ou que estão em fase de conclusão do Ensino Fundamental (9º ano). Para os cursos técnicos subsequentes podem se inscrever alunos que já concluíram ou que estão em fase de conclusão do Ensino Médio.

Os candidatos egressos de escola pública poderão concorrer no sistema de cotas, uma vez que 50% das vagas são reservadas para esse público. Dentro das vagas reservadas para egressos de escola pública, 50% serão destinadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. Haverá ainda um percentual de reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

O Diretor do CAVN, Prof. Edvaldo Mesquita Filho, destaca que além de um ensino de qualidade com corpo docente qualificado, e possibilidade de participar como bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão, os alunos ingressantes nos cursos técnicos do CAVN têm a oportunidade de serem apoiados por auxílios estudantis.

“O CAVN além de ofertar 09 cursos técnicos, oferta residência, alimentação no restaurante universitário, auxílio transporte, e bolsas de estudo como PIBIC Tec, Monitoria Tec, Bolsa aluno colaborador, Bolsa esporte e cultura, e Extensão Tec. Também temos um programa de internacionalização, são ações que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes”, disse Edvaldo Mesquita.

A seleção será realizada em única fase a partir da análise do histórico escolar, e não será realizada prova. Para ingresso no curso integrado serão analisadas as médias das disciplinas de Português, Matemática e Ciências, do 9º Ano do Ensino Fundamental. Já para ingresso nos cursos subsequentes a seleção se dará a partir das médias das disciplinas de Português, Matemática e Biologia, do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Nos dois casos a média do processo seletivo será a média aritmética das disciplinas requisitadas.

No edital podem ser conferidas as especificidades para candidatos que concluíram o Ensino Médio no modelo supletivo, ou através do ENCCEJA. Os alunos selecionados ingressarão no semestre letivo 2022.2 do CAVN, que terá início no primeiro semestre de 2023.

O resultado Final do Processo Seletivo 2021.2 do CAVN, após os recursos, será divulgado no dia 14 de janeiro de 2023, no endereço www.cavn.ufpb.br, após as 17h.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Oriel Farias