Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colóquio internacional da UFPB discute estudos sobre o riso
conteúdo

Notícias

Colóquio internacional da UFPB discute estudos sobre o riso

Segunda edição do evento será on-line e começa nesta quinta (9)
publicado: 06/07/2020 19h51, última modificação: 06/07/2020 19h51
A participação no colóquio é gratuita e as inscrições devem ser feitas através de formulário. Crédito: II Colóquio Internacional de Estudos do Riso

A participação no colóquio é gratuita e as inscrições devem ser feitas através de formulário. Crédito: II Colóquio Internacional de Estudos do Riso

A segunda edição do Colóquio Internacional de Estudos do Riso começará nesta quinta-feira (9) e seguirá até o sábado (11), por meio do Youtube, devido à pandemia do novo coronavírus. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas através deste formulário.

O colóquio é organizado pelo Grupo Bufões de Olavo, que comemora dez anos de atividades, em parceria com o Núcleo Cena e Contágio do Grupo de Pesquisa “Teatro: tradição e contemporaneidade”, liderado pelo professor José Tonezzi. O projeto de extensão “Palhaçaria em jogo”, coordenado pela professora Nyka Barros, também colabora.

A programação do evento acadêmico será composta por seis mesas-redondas, sempre às 14h e 18h. “No evento, teremos discussões sobre palhaçaria, bufonaria, circo, o riso de uma perspectiva onde vemos a importância do rir com o outro ou com a outra, pensando no riso que critica, que acolhe, que diverte, mas também que coloca o dedo na ferida. São muitas possibilidades, são diversos modos de pensar e de fazer dentro do campo do risível”, explica a professora Nyka Barros.

De acordo com a docente, a ideia é dar espaço para discutir essa pluralidade, possibilitando aprender e descobrir como o riso se manifesta em diversos espaços e tempos, assim como na situação emergencial de pandemia. “Discutir o riso de antes, de agora e pensar no que está por vir. Esse evento é para gente se conectar afetivamente e discutir o riso como conhecimento, sobrevivência, caminho para sermos melhores”.

Segundo Nyka Barros, embora seja desafiador lidar com as ferramentas virtuais, é preciso descobrir maneiras de interagir para refletir, dialogar, afetar outras pessoas e ser afetado. “Como artistas da cena, nós adoramos nos encontrar com as pessoas, discutir no mesmo espaço, pertinho, mas, neste momento, queremos usar o formato on-line como potência, porque vamos conseguir ter gente de vários lugares do Brasil e do exterior. Interessa-nos o fato de poder atingir mais pessoas”.

Confira, abaixo, a programação completa:

Dia 9 de julho
14h - Fala de abertura do II Colóquio Internacional de Estudos do Riso - Sávio Farias (CE)
14h15min - Mesa 1: Bufonaria em tempos pandêmicos, com Andrés del Bosque (ESP), Roberta CasaNova (FRA) e Rodrigo Scalari (FRA) - Mediação de Nyka Barros (UFPB)
18h – Mesa 2: Circo, riso e práticas pedagógicas, com Benedito Oliveira (UNEB), Reginaldo Carvalho (UNEB) e Simone Alves (PB) - Mediação de Sávio Farias (CE)

Dia 10 de julho
14h – Mesa 3: Mulheres, cena e poéticas do riso, com Jéssica Vitorino (BA), Michelle Cabral (UFMA) e Romana Melo (PA) - Mediação de Rayssa Medeiros (UFPB)
18h – Mesa 4: Comicidade, corpo, censura e silenciamentos, com Cristina Macedo (BA), Márcio Sá (PE) e Vulcanica Pokaropa (SP) - Mediação de Ricelly Sousa (UFPB)

Dia 11 de julho
14h – Mesa 5: Riso e universidade: abordagens plurais, com Márcia Strazzacappa (UNICAMP/UFPB), Joice Aglae (UFBA) e José Tonezzi (UFPB) - Mediação de Nyka Barros (UFPB)
18h – Mesa 6: Extensões e memórias risíveis, com Yawo Jacques Adedze (TOGO), Nyka Barros (UFPB) e Sávio Farias (CE)
20h – Encerramento

* * *
Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB