Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Com apoio da UFPB, comemorações do centenário de Celso Furtado começam nesta terça (21)
conteúdo

Notícias

Com apoio da UFPB, comemorações do centenário de Celso Furtado começam nesta terça (21)

Haverá sessão de cinema, webinar, sessões solenes e palestras on-line
publicado: 20/07/2020 20h56, última modificação: 20/07/2020 20h56
Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas do país, autor do livro Formação Econômica do Brasil, que teve alcance mundial e foi traduzido para oito idiomas. O centenário do intelectual será no próximo domingo (26).  Foto: Autor Desconhecido

Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas do país, autor do livro Formação Econômica do Brasil, que teve alcance mundial e foi traduzido para oito idiomas. O centenário do intelectual será no próximo domingo (26). Foto: Autor Desconhecido

Com apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as comemorações do centenário de Celso Furtado começarão nesta terça-feira (21), de modo on-line, devido à pandemia do novo coronavírus, e seguirão até 28 de julho.

Na programação, haverá sessão de cinema; webinar; sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, via Zoom; solenidade presencial restrita na sede do Rotary Club de João Pessoa, com transmissão ao vivo; e palestras.

Segundo o Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), as comemorações do centenário já vinham sendo pensadas desde 2018 e culminariam, neste ano, em um grande encontro nacional de economistas na Paraíba.

“Contudo, a pademia da Covid-19 obrigou-nos a todos a adotar as medidas de distanciamento social com impacto na redução das atividades econômicas e impossibilitando a realização de eventos presenciais”, explica o conselho, em publicação na sua página eletrônica.

Nesse contexto, para o Corecon-PB, o único caminho possível foi adaptar a programação ao mundo on-line. “Com essa adaptação, perde-se o contato físico e a mobilidade, mas ganha-se em audiência e projeção dos eventos além fronteiras paraibanas”.

A adaptação da programação contou com a colaboração do Conselho Regional de Economia, presidido pelo economista Celso Mangueira; do Núcleo Multidisciplinar Celso Furtado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, dirigido pelo professor Walmir Rufino da Silva e do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, presidido pelo economista Francisco Nunes.

Também cooperaram a Revista Nordeste, dirigida pelo multimídia e jornalista Walter Santos; a Assembleia Legislativa da Paraíba, com a convocação de sessão solene específica pela Deputada Pollyana Dutra; e de outros participantes que se encontram ainda em processo de consulta.

Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas do país, autor do livro Formação Econômica do Brasil, que teve alcance mundial e foi traduzido para oito idiomas. O centenário do intelectual será no próximo domingo (26). A programação completa das comemorações ao longo desta semana pode ser conferida no site do Corecon-PB.

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB