Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Com recursos de R$ 2,1 milhões, HULW-UFPB inaugura nova Unidade de Terapia Intensiva Adulto

publicado: 24/03/2023 16h22, última modificação: 24/03/2023 16h31
Na solenidade de inauguração, a Vice-Reitora, profa. Liana Filgueira, representou a UFPB

Foto: Vinícius Vieira

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) inaugurou, nesta sexta-feira (24), a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, com a finalidade de reforçar o sistema público de saúde do Estado. O equipamento, com capacidade para 14 leitos, recebeu reestruturação das instalações físicas, novos mobiliários e aparelhos médico-hospitalares com tecnologia de ponta, que vão proporcionar melhoria na assistência, aliada ao ensino e pesquisa, do hospital-escola referência em alta complexidade para toda a Paraíba.

Os recursos investidos superam R$ 2,1 milhões. Somente no parque tecnológico, foram aplicados mais de R$ 1,7 milhão, com a aquisição de ventiladores adultos, monitores modulares, módulos de capnografia, monitores multiparamétricos básicos, desfibrilador, transpassadores de pacientes, cicloergômetro com eletroestimulação integrada (FES-CYCLING), máquina de hemodiálise e um sistema de ativação e monitoração neuromuscular automático. Outros R$ 426 mil foram destinados à reforma das instalações de engenharia, novos mobiliários e sistema de refrigeração.

De acordo com o superintendente Marcelo Tissiani, os esforços têm como principal objetivo transformar o Lauro Wanderley em um novo HULW, com assistência de excelência incorporada ao apoio ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação. “Um novo HULW é isso: um hospital reformado, moderno, com condições técnicas para que nós possamos exercer nossa grande função, que é assistência agregada ao ensino. Este é um dia importante e de muita alegria para nós que fazemos o Hospital Universitário Lauro Wanderley”, pontuou.

A Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, disse que para a UFPB essa é mais uma grande conquista. “Uma vez que poderemos ofertar mais aprendizado, por meio de práticas reais, para os nossos alunos. A maior beneficiada com esta entrega que realizamos na data de hoje é, certamente, toda a sociedade paraibana, que muito ganha com esta nova UTI. Estamos muito felizes em fazer parte desta vitória”, celebrou a Vice-reitora.

A solenidade de entrega da UTI Adulto teve a presença de colaboradores do Hospital, gestores do HULW e autoridades de instituições ligadas à saúde, como a secretária executiva de Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), João Modesto Filho, além de diretores de hospitais da rede pública e privada de João Pessoa.

Homenagens

Na ocasião da entrega da nova UTI – Adulto do Lauro Wanderley, foram homenageados – com placas, medalhas e flores – servidores públicos que atuam ou atuaram no serviço. “Nosso desejo é contribuir para que essa árvore, que nós plantamos, continue dando cada vez mais frutos a fim de que nossos pacientes tenham a melhor assistência possível e nossa medicina continue sendo a mais respeitada”, disse o chefe da Unidade Terapia Intensiva do HULW, Ciro Leite, um dos fundadores do serviço.  Representando a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, foi homenageada ainda a coordenadora da UTI, Lucrécia Bezerra.

“Estou muito lisonjeado com esta homenagem. Ao longo desses anos, tivemos grandes batalhas e nos empenhamos para transformar a UTI do HULW em um centro de excelência não somente para a assistência, mas para a formação de pessoal especializado e no âmbito da pesquisa”, falou o professor universitário e médico intensivista aposentado Sérgio Luz Domingues, lembrando que o Lauro Wanderley foi o pioneiro do Norte-Nordeste na implantação de programa de residência em terapia intensiva, há cerca de 20 anos.

Com informações da Ascom/HULW e Vinícius Vieira
Fotos: Vinícius Vieira