Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comissão da UFPB realiza consulta teste nesta quinta-feira (20)

Comissão da UFPB realiza consulta teste nesta quinta-feira (20)

Enquete deverá ser respondida das 8 às 18h, pelo Sigeleiçao
publicado: 17/08/2020 18h39, última modificação: 17/08/2020 18h39
Teste tem o objetivo de avaliar se o sistema SigEleição funcionará normalmente no dia da consulta on-line para escolha dos novos reitor(a) e vice-reitor(a) da UFPB, em 26 de agosto. Foto: Angélica Gouveia

comissão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que organiza consulta on-line para escolha dos novos reitor(a) e vice-reitor(a), para mandato de quatro anos, realizará consulta teste nesta quinta-feira (20).

Enquete deverá ser respondida das 8 às 18h, pelo SigEleição. A pergunta da enquete será esta: "Entre essas três comidas típicas qual representa mais a Paraíba?". E as repostas serão estas: "60 - Buchada", "70 - Carne de Sol" e "80 - Frutos do mar".

"Queremos testar como o sistema vai se comportar para nossa consulta. Este teste é uma solicitação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB", conta Ângelo Melo, presidente da comissão.

A votação on-line "de verdade" ocorrerá no dia 26 de agosto, por meio do sistema SigEleição da UFPB, das 7 às 22h. A eleição será em um único turno, com voto em apenas uma chapa composta pelo candidato a/à reitor(a) e a/à vice-reitor(a).

Poderão votar professores e técnico-administrativos do quadro permanente da UFPB e em efetivo exercício, e discentes da UFPB formalmente matriculados nos cursos de médio e profissionalizante, graduação e tecnológico, pós-graduação (stricto sensu), mestrados (acadêmicos e profissionalizantes), doutorados e pós-graduação (lato sensu), nas modalidades de especialização, residência médica, residência multiprofissional e residência em área profissional da saúde. comissão da UFPB reforça que estudantes, técnico-administrativos e professores devem atualizar cadastro para participar da eleição.

O acesso ao SigEleição será por meio de autenticação do eleitor, através de login e senha, únicos e intransferíveis, os mesmos utilizados para o acesso aos sistemas da UFPB. Para ter direito de acesso, docente, técnico-administrativo e estudante deverá providenciar, caso ainda não tenha, a criação de sua conta através do autocadastro, até 24h antes do dia da consulta estabelecido para votação. O voto será secreto e o sigilo será garantido pelo SigEleição.

O percentual de votação final de cada candidatura será obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.

O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia da votação, 26 de agosto, e homologado em 3 de setembro, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB. A lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados para cada cargo, será enviada para o Ministério da Educação (MEC) até 11 de setembro. Historicamente, a pasta nomeia os nomes mais votados pela comunidade universitária para cada cargo.

As três candidaturas que concorrem à Reitoria da UFPB, por ordem de inscrição, são estas: “Orgulho de ser UFPB” - Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora); “Inovação com inclusão” - Terezinha Domiciano Dantas Martins (reitora) e Mônica Nóbrega (vice-reitora); e “UFPB em primeiro lugar” - Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva (vice-reitora).

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB