Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comitê da UFPB debate acessibilidade e inclusão no I Congresso da Andifes
conteúdo

Notícias

Comitê da UFPB debate acessibilidade e inclusão no I Congresso da Andifes

Mesa-redonda virtual ocorrerá nesta quinta-feira (18), das 10h ao meio dia
publicado: 17/06/2020 22h26, última modificação: 17/06/2020 22h50
O I Congresso da Andifes, realizado nestas quarta (17) e quinta-feira (18), tem o objetivo de discutir a realidade e o futuro das universidades federais. Foto: Angélica Gouveia

O I Congresso da Andifes, realizado nestas quarta (17) e quinta-feira (18), tem o objetivo de discutir a realidade e o futuro das universidades federais. Foto: Angélica Gouveia

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) debaterá, nesta quinta-feira (18), dentro da programação do I Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os desafios das universidades federais na promoção de acessibilidade e inclusão no contexto da pandemia do novo coronavírus. 

A mesa-redonda virtual, com interpretação simultânea em Libras, ocorrerá das 10h ao meio dia, no horário de Brasília, por meio do aplicativo Google Meet. É possível participar também pelo telefone + 1316-350-7272, cujo Número de Identificação Pessoal (PIN) é 755413329. 

“Devemos apresentar estratégias e intervenções do comitê frente a estes desafios diários, da teoria às práticas educacionais”, adianta o coordenador do comitê da UFPB, Rafael Monteiro, que mediará a discussão. 

Participarão do debate as professoras da UFPB Lisiê Melo, do campus I, em João Pessoa; Izaura Andrade da Silva, coordenadora do Núcleo de Educação Especial (Nedesp), também no campus I, em João Pessoa; Ana Daxenberger, do campus II, em Areia, no Brejo paraibano; e Angélica Accioly, do campus IV, em Rio Tinto e Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba. Cada uma das convidadas terá de dez a 15 minutos de fala. Em seguida, será aberto espaço para perguntas. 

O I Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizado nestas quarta (17) e quinta-feira (18), tem o objetivo de discutir a realidade e o futuro das universidades federais. O evento é on-line, devido à orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A federal paraibana promoveu live nesta quarta (17), das 9h ao meio dia, concomitante às demais instituições de ensino, com o intuito de apresentar síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada das atividades. 

À tarde, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da UFPB, representada pelo jornalista Marcus Alves, participou de reunião do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Andifes, a fim de planejar estratégia de comunicação para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o país, durante e depois da quarentena, quando deve ser estabelecida uma nova normalidade. 

Durante o encontro, foi lançado vídeo com uma síntese das ações das Ifes até o momento. A programação completa do I Congresso da Andifes pode ser conferida na página do evento. 

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB