Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Confira agenda de lives de pesquisadores da UFPB até sexta (22)

Confira agenda de lives de pesquisadores da UFPB até sexta (22)

Covid-19, economia política, pseudociências e proteção social serão alguns dos temas
publicado: 20/05/2020 14h14, última modificação: 20/05/2020 18h36
Iniciativas ganharam força devido ao isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus. Crédito: Autor Desconhecido

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará o webinário "Tópicos em Economia Política: Renegociação do Nafta e Políticas de Juros no Brasil" nesta quarta-feira (20), às 14h. O bate-papo contará com a participação dos discentes Lucas Amorim e Pedro Cardoso.

Também nesta quarta (20), às 14h, o Núcleo de Pesquisa em Marxismo e Direito e Pragmatismo Jurídico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas realizará seminários de pesquisa on-line conduzidos pelos professores da UFPB Enoque Sobreira Filho e Lorena Freitas e secretariados pelo docente João Adolfo Ribeiro Bandeira, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Já o Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em Administração promoverá a conferência web “Aspectos do consumo em momento de pandemia” também nesta quarta (20), às 14h, coordenada pelo professor Nelsio Abreu.

O pesquisador do Departamento de Biologia Molecular, Savio Farias, realiza mediação em debate ao vivo sobre “O perigo das pseudociências” também nesta quarta (20), às 16h30, pelo canal Ciência nas Sombras do Youtube. No programa, haverá a participação dos professores Fabricio Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Fabiano Menegidio, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em São Paulo.

Em comemoração à semana da Luta Antimanicomial, a professora do Departamento de Ciências Jurídicas, Ludmila Correia, participa do debate “Loucura, Cidadania e Violência Institucional”. O diálogo será nesta quarta (20), às 18h, pela plataforma online Lapsus Digital. A pesquisadora coordena grupo de pesquisa sobre Loucura e Cidadania na UFPB e trará ao bate-papo dados a respeito da violência institucional e da negligência na saúde mental.

O Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais realizará a palestra “Escrita e Projeto Museológico: Olhares sobre os Objetos Etnográficos nos Museus” às 10h, nesta quinta (21).  Ela  será ministrada pelo professor Rafael Rodrigues e contará com a participação dos docentes Luciana Costa, Robson Xavier e Sabrina Melo.

As pesquisadoras do projeto de extensão “Quintas de Emoções”, Marilene Salgueiro e Glaucia Cavalcante, conversam ao vivo a respeito da “Emoção do medo no ensino superior”. O diálogo ocorre nesta quinta-feira (21), a partir das 15h, no perfil do Facebook do Núcleo de Educação Emocional da UFPB.

Também nesta quinta (21), o neurologista do Centro de Referência de Atenção à Saúde palestrará sobre Covid-19 na prática, por meio do aplicativo TeamLink, a partir das 19h. O ID Reunião “5729871860” e a Palavra Passe “drronaldo” permitirão acesso ao debate.

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social realizará debate ao vivo sobre o tema “Os desafios dos sistemas de proteção social no capitalismo financeirizado pós-pandemia”. O bate-papo será nesta quinta-feira (21), a partir das 19h30, no canal do Youtube da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB. A mediação ficará por conta da professora da UFPB, Marinalva Conserva, e terá como debatedoras as pesquisadoras Cida Ramos (UFPB), Denise Lobato (UFRJ) e Lena Lavinas (UFRJ).

Pesquisadores do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo abordam, nesta quinta-feira (21) às 21h, “O direito animal em tempos de coronavírus”. O debate será pelo perfil do grupo no Instagram e terá a presença dos debatedores Fernanda Brambilla, advogada na área de Direito Animal, e Francisco Garcia, professor do curso de Direito e coordenador do Núcleo de Justiça Animal da UFPB.

Na sexta-feira (22), a partir das 15h, o Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social discutirá "A ideologia na era digital: a imagem e os algoritmos como formas tecnológicas de dominação social" com a participação do professor da UFPB Wécio Araújo e do docente Emerson Gonçalves (UFES). A conversa será mediada por Gabriel Lima, estudante de Jornalismo da UFPB, no perfil do grupo no Instagram.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB