Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Confira inovações apresentadas na I Bienal do Centro de Ciências da Saúde da UFPB
conteúdo

Notícias

Confira inovações apresentadas na I Bienal do Centro de Ciências da Saúde da UFPB

publicado: 31/08/2022 10h38, última modificação: 31/08/2022 10h38
Evento teve como destaques tecnologias voltadas ao cuidado e bem-estar

Foto: Divulgação

I Bienal do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentou 20 inovações, entre elas softwares, aplicativos, manuais, protocolos, materiais didáticos e ativos de propriedade intelectual. Com o tema “Mostra Inovação e Saúde: tecnologia para o cuidado e bem-estar”, o evento aconteceu no último dia 25 de agosto, no Bloco José Régis do CCS, no campus I, em João Pessoa.

Assista à reportagem da TV UFPB:

A apresentação cultural de abertura do evento ficou com o grupo Paraibones, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). A mostra contou com mesa expositiva de reabilitação protética da face, promovida pela professora Cacilda Lima, da Escola Técnica de Saúde; de biorressonância magnética, sob a responsabilidade do docente Francisco Limeira Junior, do Departamento de Morfologia; e de atuação dos enfermeiros do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) na promoção da saúde materno infantil, em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.

A programação da bienal também teve tendas para doação de livros usados, novos e autorais de docentes do Centro de Ensino e para divulgação do trabalho de empresa júnior do curso de Odontologia e apresentação de pesquisas desenvolvidas no HULW.

Além disso, a bienal também contou com mesa-redonda sobre inovação tecnológica em saúde, protagonizada pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica; terapia comunitária integrativa, facilitada pelo Núcleo de Bem-estar Universitário (Nube); e minicurso de promoção, apoio e proteção à amamentação, ministrado por Laura Fernandes Cavalcanti, coordenadora de ações estratégicas do Banco de Leite Humano Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas, em João Pessoa.

O evento consistiu em uma exposição com trabalhos selecionados a partir da Chamada de Edital CCS 08/2022, considerados como objetos de inovação produtos, processos ou sistemas tecnológicos desenvolvidos por pesquisadores do CCS, segundo destacou Danilo Rolim, técnico em assuntos educacionais integrante da comissão de organização do evento, formada pelas assessorias de pesquisa e pós-graduação, de graduação, extensão, comunicação e representantes dos departamentos do CCS.

O objetivo principal do evento foi integrar a comunidade acadêmica e científica do CCS e levar ao conhecimento do público pesquisas e ações com caráter de inovação e tecnologia na área da saúde, direcionadas à comunidade interna e externa, desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos vinculados ao Centro de Ensino. 

* * *
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação