Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Congresso na UFPB debate democratização da cultura
conteúdo

Notícias

Congresso na UFPB debate democratização da cultura

Evento também pretende valorizar práticas periféricas; inscrições seguem até 31 de março
publicado: 09/03/2020 18h31, última modificação: 09/03/2020 18h31
Discussões ocorrerão  em 8 e 9 de maio, no Cine Aruanda, campus I da UFPB, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

Discussões ocorrerão em 8 e 9 de maio, no Cine Aruanda, campus I da UFPB, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O 3º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão (Ciami) acontecerá nos dias 8 e 9 de maio,  no Cine Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  campus I, em João Pessoa.  O evento conta com o apoio do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). As inscrições seguem até 31 de março.

A ação é do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI/UFPB/CNPq) e do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (Lavais). O congresso, que tem como tema "Arte e Transmidiações", acontecerá de forma integrada com o III Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e a 8ª Bienal Internacional de Arte Postal (BIAP).

O tema busca colocar em debate pesquisas realizadas no campo das Artes e das áreas afins, com abordagens híbridas, mestiças, integradas, associadas, múltiplas e/ou trans, a partir de mídias e suportes diversos.

O objetivo é enfatizar reflexões sobre as práticas de democratização do acesso aos bens culturais, bem como a valorização das culturas produzidas fora dos centros hegemônicos, valorizando a resistência cultural e as experiências transculturais. 

O congresso pretende reunir pesquisadores, artistas e grupos de pesquisas das áreas de Artes, Museologia e Inclusão de todo o país e internacionais,  possibilitando a troca de experiências transdisciplinares entre os profissionais das mais diversas áreas de conhecimentos, para socialização de pesquisas, relatos de experiências e estudos de casos.

Arte Correio

A 8ª Bienal Internacional de Arte Postal - HQs e o Universo Gráfico - é uma mostra coletiva de arte correio, paralela ao 3º CIAMI, cujos trabalhos devem versar sobre a diversidade do universo gráfico das histórias em quadrinhos e da editoração gráfica.

Os artistas inscritos devem pagar o valor da inscrição  equivalente à categoria específica, para custear a publicação do trabalho aprovado nos anais do evento. 

Serão debatidas questões referentes a investigações sobre acessibilidade e inclusão  atitudinal, ambiental e/ou comunicacional desenvolvidas no contexto Ibero-americano.

As questões referentes ao conceito de acessibilidade cultural em contextos formais ou informais em seu amplo leque de possibilidades, tem sido tema para inúmeras investigações.

A inclusão sociocultural passou a ser elemento essencial da pauta contemporânea, tornando-se não só política pública prioritária, como obrigatoriedade legal. 

Os museus e as demais instituições culturais têm desenvolvido medidas e estratégias de ação objetivando a democratização de acesso aos bens culturais, respondendo as obrigatoriedades legislativas, participando ativamente do processo de humanização e contribuindo para o empoderamento dos agentes sociais. Para obter informações sobre as inscrições e valores, acesse o site do evento.

Confira, abaixo, a programação:

8 de maio 

Manhã

8h às 9h - credenciamento - Cine Aruanda CCTA UFPB

9h às 10h30m - Conferência de Abertura - Cine Aruanda UFPB

10h às 11h - coffee break 

11h às 12h30 - Grupos de Trabalho - CCTA UFPB

Tarde

14h às 16h - Grupos de Trabalho - CCTA UFPB

16h às 16h30m - coffee break

16h30m às 18h - Grupos de Trabalho - CCTA UFPB

9 de maio

Manhã

8h às 9h - Credenciamento - Cine Aruanda CCTA UFPB

9h às 12h - Oficinas 

12h às 14h - intervalo Almoço

Tarde

14h às 16h - Grupos de Trabalho - CCTA UFPB

16h às 16h30m - coffee break

16h30m às 18h -Conferência de encerramento - CCTA UFPB

 Ascom/UFPB