Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Congresso na UFPB debate saúde coletiva no Brasil
conteúdo

Notícias

Congresso na UFPB debate saúde coletiva no Brasil

Organização do evento espera receber mais de dois mil participantes de todo país
publicado: 20/09/2019 16h54, última modificação: 20/09/2019 16h54
Atividades incluem 38 mesas-redondas, 22 oficinas e dez cursos

Atividades incluem 38 mesas-redondas, 22 oficinas e dez cursos

Um dos principais encontros acadêmicos e científicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) ocorrerá na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, do dia 26 a 30 de setembro.

O evento, que contará com mais de duas mil pessoas, será distribuído em 38 mesas-redondas, 22 oficinas e dez cursos, além de lançamentos editoriais e reuniões.

Com o tema central “Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem viver e o SUS”, o congresso terá como pautas: violência obstétrica, antropologia da saúde, necropoder, saúde nas prisões, educação popular, saúde da população lgbti+, fakenews, saúde indígena, ativismos digitais, saúde de populações em situação de vulnerabilidade, entre outros.

Um dos pontos altos será a homenagem à Dona Palmira Lopes, educadora popular e uma das coordenadoras do Movimento Popular de Saúde da Paraíba. Ela também é referência do Assentamento Novo Salvador, no município de Jacaraú, no interior do Estado.

O evento também promoverá a tenda Paulo Freire, que buscará empreender o diálogo por meio de rodas de conversa, além de apresentações culturais e artísticas acerca de temáticas importantes e atuais na sociedade brasileira.

Durantes todos os dias do congresso, pela manhã e à tarde, em várias tendas, acontecerá o acolhimento de diversas práticas terapêuticas: fitoterapia, reiki, dança terapêutica,  yoga, tai chi chuan, biodança, dança circular, constelação familiar, massagens (terapêutica, relaxante,  ayurvédica, quick massage),  shiatsu (podal e facial), thetahealing, barra de access, cura prânica, auriculoacupuntura, florais (flor sol e de bach), cura xamânica, ventosas, meditação deeksha e hipnoterapia.

Haverá também a cerimônia de celebração dos 40 anos da Abrasco, com a participação de Arlindo Fábio Gomez de Sousa, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Ascom/UFPB