Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Congresso na UFPB discutirá saúde mental e dependência química

Congresso na UFPB discutirá saúde mental e dependência química

Prevenção, políticas públicas, neurociência e clínica ampliada estarão no centro dos debates
publicado: 03/09/2019 19h32, última modificação: 03/09/2019 19h39
Submissão de trabalhos segue até esta sexta (6). Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá o V Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química de 14 a 16 de novembro, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa. A submissão de trabalhos deve ocorrer até esta sexta (6) e as inscrições até o primeiro dia do evento, por meio da página do evento.

O congresso contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e exposições de trabalhos sobre, por exemplo, saúde mental no contexto universitário; terapia ocupacional na rede de atenção psicossocial; cannabis; direito à saúde; dependência química e família.

No dia 15, haverá o lançamento do livro Suicídio e Suas interfaces às 16h, no Auditório 411 do CCHLA. “É um assunto que deve ser debatido não apenas no Setembro Amarelo, mas todos os dias e meses do ano, pois vêm crescendo os números não só de suicídio, mas também de depressão e automutilação”, avalia a professora e organizadora do congresso Silvana Maciel.

Segundo a pesquisadora, o evento tem o objetivo de reunir estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde e da Rede de Atendimentos Psicológicos Sociais (RAPS) para discutir saúde mental e dependência química nas perspectivas de prevenção, políticas públicas, neurociência e clínica ampliada.

“A preocupação com a saúde mental e com a dependência química é um fenômeno mundial que abarca várias esferas da sociedade e que busca principalmente a prevenção”, afirma.

O congresso é realizado a cada dois anos pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Dependência Química da UFPB, também coordenado pela professora Silvana Maciel. Mais informações pelo e-mail grupopesquisasmdq@gmail.com.

Ascom/UFPB