Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos promovido pela UFPB inscreve até 30 de junho

publicado: 25/05/2022 12h21, última modificação: 25/05/2022 12h21
Evento acadêmico, que está na quarta edição, será online e gratuito

Foto: Divulgação

As inscrições e o envio de resumos para a quarta edição do Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos (Conel), organizado pelo Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero & Psicanálise (Ligepsi) e pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vão até 30 de junho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da Universidade.

O evento acadêmico será online e gratuito, entre os dias 11 e 15 de julho, e terá, mais uma vez, o objetivo de homenagear, revisitar, reler e ressignificar a obra da escritora Clarice Lispector (1920-1977), uma das vozes, segundo a organização do congresso, mais perturbadoramente sensíveis da literatura brasileira.

Os resumos devem ter entre 150 e 300 palavras, em parágrafo único. Enquanto autor principal, é possível apresentar até dois; como coautor, três. Cada trabalho poderá ter, no máximo, cinco participantes, incluindo autor, coautores e orientador. Para os trabalhos em coautoria, apenas o participante principal deve realizar inscrição.

O passo a passo para submissão de resumo está disponível na página oficial do congresso. O artigo científico completo, referente a cada resumo e formatado de acordo com as diretrizes da organização do evento acadêmico, deverá ser enviado até 31 de agosto, pelo e-mail conel.ufpb@gmail.com. Todos que forem apresentados serão publicados em um livro digital.

A programação do congresso contará, além da apresentação de trabalhos, com a conferência “Análise do eu e psicologia das massas: a política pelo mundo digital” e eventos associados, entre eles duas mesas-redondas, quatro minicursos, 15 palestras, 10 simpósios, um curso, quatro encontros, duas jornadas, uma amostra e um seminário.

Esses eventos associados abordarão temas relacionados à obra de Clarice Lispector, como poéticas do sofrimento, aproximações com a escritora Ana Cristina César, representação da mulher velha e estética da solidão, assim bem como assuntos acadêmicos de outras naturezas, a exemplo de diálogos sobre extensão universitária e desafios e perspectivas para a formação universitária internacional.

“Malgrado o catastrófico período pandêmico, o Ligepsi da UFPB resistiu sofregamente e, com muito esforço e resiliência de seus integrantes, manteve sólida sua matriz de atividades. Como já esperado, no mês de julho, apresentará a toda comunidade acadêmica e amantes da literatura o IV Conel”, afirma Hermano Rodrigues, professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB e membro da comissão organizadora do congresso.

Segundo o docente, o evento acadêmico reunirá, virtualmente, grandes pesquisadoras e pesquisadores, do Brasil e do mundo, para celebrar, mais uma vez, Clarice Lispector. “Em 2020, mesmo na turbulência da virtualidade, demos contornos seguros à terceira edição do evento, cujos ecos se fazem sentir até o momento”, conta Rodrigues. Nesta quarta edição, ele espera, novamente, que as universidades e os leitores deixem-se levar pelos sortilégios da escrita lispectoriana

“Ler e reler a obra da Clarice é um ato beligerante, portanto, esteticamente político, contra o próprio ‘mal’ que integra a condição humana”, considera o Prof. Hermano Rodrigues. Segundo ele, a palavra clariciana convida, por intermédio do simbólico, a ressignificar os afetos, permitindo-nos suportar o inominável. “Com Clarice, mergulhados em seu mundo hipersensível, somos conclamados ao verbo, ao movimento, ao diálogo que nos torna imunes ao ódio e à desconsideração pelo outro (humanos e não humanos)”.

A programação completa do IV Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos (Conel) pode ser conferida no SIGEventos da UFPB. Também é possível acompanhar novidades sobre o evento acadêmico por meio dos perfis do Ligepsi da UFPB nas redes sociais digitais InstagramFacebook e Twitter. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail conel@gmail.com.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins