Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conheça alguns espaços de preservação de memória da UFPB
conteúdo

Notícias

Conheça alguns espaços de preservação de memória da UFPB

publicado: 25/05/2023 18h01, última modificação: 25/05/2023 18h02
Confira endereços, horários, formas de acesso e de contato desses locais de promoção da história, cultura e educação

Foto: Elidiane Poquiviqui

O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e diversos tipos de referências reunidos iluminam valores essenciais para o ser humano, espaço de fascínio, aprendizado e aprofundamento da consciência de identidade. E esses espaços de preservação da memória e da cultura da Paraíba também fazem parte da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Para a museóloga da UFPB, Maíra Dias, mesmo os espaços que não têm museu no nome podem ser considerados museus, por função e não, necessariamente, por nomenclaturas. O que é uma realidade na Universidade, onde há, além dos museus, espaços com processos museológicos, memoriais, coleções de artes e acervos científicos que podem ser visitados pela população.

Maíra indica o conceito de museu instituído pela Lei 11.904 de 2009, o Estatuto de Museus. Para a legislação brasileira, consideram-se museus as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer natureza cultural, abertos ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Confira alguns museus e espaços de memória da UFPB que estão recebendo visitantes atualmente:

Museu Casa de Cultura Hermano José

Aberto à visitação pública desde julho de 2022, o equipamento cultural vinculado permite a preservação e difusão da memória e do legado do artista plástico e docente da UFPB, Hermano José. Evidenciando sua contribuição para o desenvolvimento das artes e da cultura paraibana.

Com um acervo de caráter museológico, arquivístico e bibliográfico, o Museu Casa de Cultura Hermano José coleta mais de 25 tipologias de peças, incluindo obras em tela, metal, papel, madeira, cerâmica, além de coleções de bens culturais, móveis, objetos variados e uma biblioteca com aproximadamente 2700 títulos. O acervo como um todo é composto por mais de 6500 itens.

Endereço: Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805 - Jardim Oceania, João Pessoa.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h

Instagram: @museucasahermanojose

Museu de Ciências Morfológicas

“Da concepção à formação do corpo humano”, esse slogan resume o objetivo do museu, que é voltado para disseminação do conhecimento nas áreas de Histologia, Embriologia e Anatomia Humana.

Conta com um acervo de 160 itens, incluindo peças sintéticas reproduzindo estruturas do corpo humano e peças naturais conservadas por diferentes técnicas.

O MCM recepciona o público de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, das 8h às 11h30, e tarde, das 13h às 16h30. Para grupos de 10 ou mais pessoas, a visitação deve ser agendada pelo formulário eletrônico, recomenda-se que a solicitação de visita guiada seja feita com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

Endereço: Rua Tabelião Estanislau Eloy, nº1292, bairro Castelo Branco. Localiza-se em um espaço dentro do Centro de Ciências da Saúde.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h30.

Instagram: @mcmorfologicasufpb

Museu do Brinquedo

O Museu do Brinquedo da UFPB reúne 356 itens artesanais. O acervo deriva de diferentes etnias e regiões do Brasil; de países do Continente Americano, como Argentina, Chile, Colômbia, Guadalupe, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela; da Europa, com procedência na Alemanha, Itália, Bélgica; e da Ásia, com origem no Irã.

O espaço está fundamentado no entendimento do brinquedo tradicional como patrimônio a ser vivido, cultivado e difundido pela atual geração.

Endereço: Campus I da UFPB no bairro Castelo Branco em João Pessoa, prédio do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física, sala 19, localizado na Via das Castanholas.

Horários: Visitação espontânea, às segundas-feiras, das 8h às 12h; e às quintas-feiras, das 14h às 17h. Visitação de grupos com prévio agendamento, nas sextas-feiras, das 8h às 12h. Agendamento de visitas pelo e-mail museudobrinquedo.ufpb@gmail.com

Site: https://museudobrinquedoufpb.wixsite.com/acervodebrinquedos

Instagram: @museudobrinquedoufpb

Museu de Paleontologia

 

Pertencente ao Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Museu da Paleontologia é possível conferir registros históricos de pseudofósseis, rochas da Paraíba, madeiras da bacia do Araripe, fósseis conservados em rochas, e mais. É possível, ainda, visualizar microfósseis por meio de microscópios. Para visitação é necessário agendamento.

Endereço: Departamento de Geociências do CCEN.

Instagram: @museupaleontologiaufpb

Museu de Biodiversidade

Os Departamentos de Sistemática e Ecologia e Biociências da UFPB mantém o Museu de Biodiversidade para conservar as coleções zoológicas e botânicas da UFPB, e fomentar ações educativas sobre biodiversidade.

As coleções incluem herbário, e exemplares de insetos, invertebrados marinhos, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios conservados com diversas técnicas, como taxidermia, e que podem ser visualizados pelos visitantes.

Parte do acervo do Museu de Biodiversidade da UFPB também está em um ambiente virtual que abriga 14 coleções científicas dos campi I (João Pessoa) e II (Areia).

É possível agendar uma visita às Coleções Biológicas do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) pelo e-mail: biodiversidadeufpb@gmail.com .

Endereço: Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Departamento de Sistemática e Ecologia.

Instagram: @museudebiodiversidade

Museu de Cultura Popular (NUPPO)

Ao entrar no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo), o visitante emerge na variação multicultural paraibana, retratadas nas peças de cerâmica, esculturas, candeeiros e lamparinas, brinquedos tradicionais, artesanato, gravuras, ex-votos, babaus, artefatos da cultura indígena, representações religiosas cristãs e de matriz afro-indígenas, entre outros itens que compõem as exposições do Museu da Cultura Popular.

Trata-se do museu mais antigo da UFPB, criado em 1978. Além do museu, o Nuppo, que é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abriga o Arquivo de Cultura Popular e a Biblioteca de Cultura Popular Altimar Pimentel.

O Museu da Cultura Popular recebe exposições permanentes e temporárias. Anualmente, ocorrem exposições temáticas como a de brinquedos artesanais, brinquedos populares, Semana Santa, Carnaval, a exposição interativa de festejos juninos e a mostra de festejos natalinos.

Endereço: Reitoria da UFPB, andar térreo.

Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para visitação em grupo é recomendado o agendamento prévio pelo telefone 3216-7069. Pode-se, inclusive, solicitar acesso a uma coleção específica

Instagram: @nuppo_ufpb

Casa da Ciência

A casa da ciência foi criada em 2019 com a finalidade de promover a troca de conhecimentos técnico científico com o saber popular da sociedade. No local é realizada a exposição de espécimes de vegetais e animais, além de ações de ensino, pesquisa e extensão em ciências e meio ambiente, como oficinas e palestras. Para visitação é necessário agendamento por formulário eletrônico. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail casadacienciaufpb@gmail.com

Endereço: Departamento de Sistemática e Ecologia do CCEN, bloco F3.

Horários: Terças-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Instagram: @casadacienciaufpb

Galeria de Arte Lavandeira

 

A Galeria Lavandeira é um equipamento do Departamento de Artes Visuais do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, cujo foco está centrado na produção emergente, prioritariamente universitária, com perfil no intercâmbio entre cursos de artes.

Endereço: Fica localizada no bloco B do CCTA, no Campus I da UFPB. A entrada é franca.

Horários: 8h às 12h e 13h às 17h

Instagram: galeria_lavandeira

Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba

Nesse espaço, os visitantes conhecem sobre o relevo do estado da Paraíba, formações rochosas, clima, regiões geográficas, meio ambiente, mapas cartográficos, maquetes e mais. Recebe visitas escolares e realiza oficinas temáticas. No Laboratório é possível ver um grande mapa 3D do relevo da Paraíba modelado em argila, apresentando as alturas das formações do litoral às divisas do Estado. O agendamento de visitas é por meio de preenchimento de formulário online.

Endereço: Departamento de Geociências da UFPB.

Horários: Visitas às terças, quartas e quintas, nos três turnos.

Whatsapp (83) 99831-6274

Instagram: @logepaufpb

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia/Elidiane Poquiviqui/Oriel Farias
Ascom/UFPB