Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Empreendedores do artesanato e da gastronomia fortalecem a cultura e economia local
conteúdo

Notícias

Empreendedores do artesanato e da gastronomia fortalecem a cultura e economia local

publicado: 24/12/2021 09h34, última modificação: 24/12/2021 09h34
UFPB estimula a economia solidária promovendo feiras durante evento

De longe, o colorido já chamava a atenção; chegando perto, traços da cultura nordestina, imagens de fé, belas decorações, flores ou o item perfeito para presentear um familiar querido neste Natal se faziam presentes em trabalhos de pura criatividade e dedicação. A feira de artesanato e gastronomia do Natal no Campus realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no último domingo (19) completou a experiência de imersão cultural e clima festivo no último domingo (19).

O estacionamento da Reitoria da UFPB ganhou também mais tons de verde. As ondas das folhas do Asplênio crisp wave foram uma das que mais chamaram a atenção do público no estande da Jampa Flor, “essa planta todo mundo tocava achando que era artificial”; a beleza do pequeno Artúrio Mini e suas flores chamativas também cativou quem passou pelo espaço, conta a empreendedora Jerlane Góis, que começou a trabalhar com plantas um pouco antes da pandemia e agora deseja investir ainda mais na área. 

“No início, vendíamos só rosas do Deserto, mas por causa de pedidos de clientes começamos a aumentar as variedades de plantas. Hoje, vendemos plantas, vasos, macramês, cachepô e adubos”, conta Jerlane.

Enquanto o filho se divertia no espaço de brinquedos gratuitos, Jerlane atendeu muitos clientes. Ela ficou sabendo que poderia expor seus produtos no Natal do Campus pelo Instagram da UFPB e não perdeu tempo, entrou em contato com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que junto com o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da UFPB (Nuppo), vinculado à Proex, fez a articulação do cadastro dos artesãos e artesãs do artesanato popular. “Achei muito legal o evento, super organizado. Consegui vender, sim, e ainda fiz vários contatos que podem resultar em vendas”, afirma a empreendedora.

Os desenhos, cores formas geométricas das mandalas, que para os hinduístas e budistas ajuda na concentração da prática meditativa, também fazem delas belas peças de arte trabalhadas manualmente por Catarina Barbosa. A expositora do Mandalas da Gratidão  trouxe para o campus da UFPB Mandalas de vários tamanhos, tipos e temas; além de móbiles, incensário e espelhos para inspirar um clima de sensações positivas, tranquilidade e paz interior.

Ao percorrer o corredor da feira, o brilho, pedrarias, estampas e cores marcavam o espaço Ma Fernandes Acessórios, a empreendedora Marcela Fernandes não economiza a criatividade em laços, fitas, tiaras, faixas e acessórios infantis para cabelos. Já a empreendedora do Valda Artesanato expôs peças de costura em tema natalino, como passadeira de mesa, toalhas e lenços.

Suzam Kelory foi outra empreendedora participante da feira que chamou a atenção na UFPB. Artesã há 12 anos, dedica-se às criações com biscuit porcelanato, tanto em formato decorativo, quanto com aplicação em potes de vidro, ímãs e outras superfícies. “Há três anos que eu já não estava mais atuando em feiras, mas fui convidada por uma amiga para ajudá-la, pois sua renda agora é seu artesanato, e fiquei muito surpresa com o evento, muito bem organizado, com atrações divinas de encher o coração. Só de olhar as crianças tendo um momento mágico foi realmente lindo o evento!”, disse Suzam.

Sandra Artesã Crochê e renda de tenerife 

Para a Pró-Reitora de Extensão da UFPB, Profa. Berla Moraes, a economia solidária marcou a feira de artesanato e gastronomia do Natal no Campus. “Esses empreendedores fazem parte de uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Extensão junto aos Núcleos de Cultura Popular, de forma a estimular o empreendedorismo de artesãs e também fomentar a economia solidária. Então nós entramos em contato com eles para que pudessem, junto à Universidade, somar esse momento que nós estamos vivenciando, esse Natal, e poder ofertar esses produtos de forma que a Universidade apoie a economia solidária, apoie os empreendimentos fazendo com que a comunidade conheça e também usufrua dos produtos, tanto de artesanato como de gastronomia que eles ofertam à nossa sociedade”, explicou a discente.

Ainda de acordo com a Pró-Reitora, ao realizar feiras como a ocorrida e convidar os empreendedores de João Pessoa para expor seus produtos, a UFPB estimula a economia solidária, visando o fortalecimento da cultura local e da economia.

Gastronomia

O público também se deliciou com os sabores e aromas disponíveis na feira gastronômica do Natal no Campus. Uma camada de brownie, uma de brigadeiro na consistência perfeita, uma de morango em calda e outra de chantilly, tudo fresco e caseiro, foram o suficiente para conquistar o paladar de quem passou pelo estande Bérias Sabores, que também ofereceu muitas outras receitas de bolo no pote e pastas para surpreender o paladar.

Eu amei o evento, tanto pra mim como empreendedora, que eu vendi super bem, o meu local estava muito bom, confortável, protegido; como também achei divertido. De onde eu estava eu vi toda a apresentação, escutei a música, e teve uma coisa que me chamou muito a atenção: foi a felicidade no rosto das pessoas. Eu já faço parte de várias feiras e eventos e eu vejo que deu certo; e eu me sinto lisonjeada e privilegiada em ter participado. Eu me diverti, eu empreendi e eu vi só coisas boas, eu amei ter participado”, disse Béria Santos.

Opções de lanches salgados também não faltaram e foram a aposta do Lanches da Titia. A equipe do Limas Bolo de Rolo ofereceu degustação dos produtos, com massa fininha e recheio saboroso o produto conquistou muitos clientes.

Em uma feira de gastronomia não pode faltar opções com chocolate. Carol Hojo trouxe as criações da Choco Arte para o evento com bombons, trufas e uma série de produtos exclusivos e artesanais. O Natal no Campus marcou a primeira participação da empresa em feiras e eventos, possibilitando a aproximação com a comunidade. 

“Apostamos nos produtos que têm mais saída na nossa loja, que são as cápsulas de chocolate com café, as minitrufas e minibarras. Como já esperávamos as cápsulas foram as primeiras a sair, pois além de café ser a paixão nacional, é um produto diferenciado!”. A equipe aproveitou o clima natalino para divulgar o cardápio especial para o Natal. Carol afirma que ficou muito satisfeita com as vendas e feedbacks dos clientes.

A festividade de Natal da UFPB foi aberta ao público e reuniu, ao longo de seis horas, a comunidade acadêmica e público externo em uma confraternização, estimulou a economia, proporcionou a diversão de crianças e adultos e reforçou a intenção institucional de aproximar a população da Universidade.

Confira a lista dos empreendedores que participaram do Natal no Campus.

Biscuit da Suzam 

Bérias Sabores 

Criarte Artesanato Regional

Choco Arte 

Jampa Flor

Limas Bolo de Rolo

Ma Fernandes Acessórios 

Mandalas da Gratidão 

Melinda Laços 

Valda Artesanato 

Sandra Artesã Crochê e renda de tenerife

Rangner Alfa