Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Contra H1N1, UFPB imuniza 90 estudantes da Residência Universitária em João Pessoa

Vacinação será estendida para alunos que estão em alojamentos no Brejo e Mata Norte
publicado: 23/04/2020 16h56, última modificação: 23/04/2020 17h01
Mais 70 alunos das Residências Universitárias em Areia, Bananeiras e Rio Tinto e Mamanguape devem ser vacinados. Foto: Reprodução/Google

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) imunizou cerca de 90 estudantes da Residência Universitária no campus I, em João Pessoa, contra a gripe influenza H1N1, para evitar possível sobreposição de infecções.

A ação,  que teve o apoio técnico dos profissionais do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), foi realizada por meio de parceria  com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, que forneceu as doses da vacina.

A instituição articula com municípios vacinação nos demais campi, em Areia e Bananeiras, no Brejo, e Rio Tinto e Mamanguape, no Litoral Norte. “A residência é um espaço físico onde se aglomera um grande número de pessoas”, destaca o pró-reitor de assistência estudantil, João Wandemberg.

De acordo com o superintendente em exercício do Hospital Universitário, Ângelo Melo, a vacinação é importante para não ocorrer sobreposição de Covid-19 e Influenza. “São doenças que têm sintomas semelhantes”, justifica.

A reitoria Margareth Diniz pediu, durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), na última segunda-feira (20), que diretores dos Centros de Ensino mantivessem contato com os secretários de saúde dos municípios nos quais as unidades estão localizadas.

Os gestores já fizeram as solicitações às prefeituras e estão aguardando o atendimento. Em Areia, 40 estudantes permanecem na Residência Universitária da localidade. “Atualmente, a secretaria de saúde do município está priorizando os grupos de risco, mas já está agendada, no calendário municipal, a vacinação dos alunos”, diz o diretor o campus, de acordo com o diretor Manoel Bandeira.

Em Bananeiras, a diretora do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias Terezinha Domiciano conta que entrou em contato com as prefeituras de Solânea e de Bananeiras, mas, na ocasião, a vacina estava em falta. “As secretarias aguardam regularização”.No total, 16 alunos permaneceram na Residência Universitária do campus.

Em Rio Tinto e Mamanguape, a direção do Centro de Ciências Aplicadas e Educação fez a solicitação à prefeitura de Rio Tinto, mas não foi possível o atendimento ainda. “Temos 13 residentes aqui”, informa a diretora Maria Angeluce Barbotin.

Ascom/UFPB