Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Convênio UFPB e a Syracuse University traz músicos de renome internacional

Convênio UFPB e a Syracuse University traz músicos de renome internacional

publicado: 10/06/2019 10h14, última modificação: 10/06/2019 10h14

Através de um convênio institucional firmado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Syracuse University (USA), os professores Joshua Dekaney (percussionista) e John F Warren (maestro) desembarcam em João Pessoa, nesta terça-feira (11) para realizar uma série de atividades acadêmicas com professores e estudantes de música.

De acordo com o responsável pela vinda dos músicos americanos, o professor do Departamento de Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, Eduardo Nóbrega, esse convênio é de suma importância para ambas às partes. “Para nós porque teremos o privilegio de aprofundar nossos conhecimentos, e para eles porque vão enriquecer seus conhecimentos, através da nossa cultura”.

Os professores realizam uma série de atividades até a próxima segunda-feira (17). Nesta quarta-feira (12), o percussionista Joshua Dekaney realiza um workshop com os alunos de bateria na UFPB, a partir das 8h30, no auditório Gerardo Parente localizado no Departamento de Música (Demus). Já à tarde, das 14h às 16h assiste a apresentação dos alunos de bateria da Escola de Música Anthenor Navarro do Estado, na Funesc, e à noite realiza uma oficina para o grupo feminino de percussão, ‘As Calungas’ e os alunos de percussão na UFPB. Na quinta-feira (13), das 8h às 11h30 realiza um workshop com alunos da Anthenor Navarro, e à tarde ensaio com professores de percussão e alunos da UFPB. Na sexta-feira (14) participa de um show com os músicos, Xisto Medeiros, Leo Meira e Julián Sanchez encerrando as atividades do “Dia de Paralisação Nacional”, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB.

O maestro John Warren começa também suas atividades na quarta-feira (12). Pela manhã visita o coral da Melhor Idade do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM), onde será recebido com muito forró e músicas nordestinas; à tarde, a partir das 14h, realiza uma palestra para regentes de coros, alunos e pessoas ligadas à área do canto coral, no auditório Gerardo Parente, no Departamento de Múscia; em seguida participa do ensaio com o Coral Universitário da Paraíba Gazzi de Sá (UFPB) e à noite vai conhecer as atividades do Coral do Centro Universitário  de João Pessoa (Unipê). Na quinta-feira (13) pela manhã vai conhecer as atividades do coral inclusivo da empresa Coteminas  e dos coros das penitenciárias masculina e feminina do Estado.  O maestro encerra o dia assistindo ao show ‘Samba Clarear’ com as cantoras Eliza Leão e Clara Bione. Na segunda-feira (17), o coral Gazzi de Sá fará uma apresentação na Igreja São Francisco, a partir das 20h sob a regência do maestro Warren finalizando suas atividades em João Pessoa. Na primeira parte do concerto, Warren vai assistir a audição da preparadora vocal do coral Gazzi de Sá, a soprano Giovanna Maropo.

De acordo com Eduardo Nóbrega os músicos também se deslocam, no sábado (15) e domingo (16), para a cidade do Recife (PE), a convite do maestro Tarik Bispo para conhecer um pouco das atividades coral e dos ritmos pernambucanos, a exemplo do Maracatu e Frevo.

JOSHUA DEKANEY: recebeu o prêmio de multipercussão da Yamaha quando aluno da Kentucky University. Também viaja e estuda extensivamente no Brasil trabalhando e aprendendo com artistas como Vera Figueiredo, Flávio Pimenta, e o Grupo Tribores. Como professor na Setnor School of Music, Joshua Dekaney mantém um estúdio de bateria e dá aulas de métodos de percussão, improvisação de jazz, jazz combo e música brasileira. O interesse diverso de Joshua Dekaney o levou a colaborar com artistas tais como Mary Fahl, Peter Cetera, Jimmy Haslip, Ciro Baptista, e a inesquecível Aretha Franklin. Adicionalmente, tocou com várias orquestras americanas tais como a Pensacola Symphony Orchestra, Tallahassee Symphony Orchestra, Lexington Philharmonic, Binghamton Philharmonic, Syracuse Symphony Orchestra, e Symphoria. Se especializando em Americana, jazz, música orquestral e global, Joshua atualmente trabalha com grupos da região central de Nova York tais como Mark Doyle’s Guitar Noir, Samba Laranja, the Intention, e Jeffrey Pepper Rodgers.

JOHN F. WARREN: é professor Titular de Música e Diretor de Atividades Corais na Setnor School of Music no College of Visual and Performing Arts da Syracuse University. Regente extraordinário e em alta demanda para reger festivais e coros nos Estados Unidos e ao redor do mundo, Dr. Warren já fez turnês com seus coros na Bulgária, Cuba, Chile, Argentina, Uruguai, França, Alemanha e Polônia. O Coro University Singers, sob a regência do maestro Dr. Warren, recebeu o prêmio European Grand Prix no Florilegé Vocal de Tours na França em 2015 e foi finalista em Varna na Bulgária na Competição Internacional Coral de 2017. O University Singers também se apresentou na National Conference of the National Collegiate Choral Organization em Baton Rouge, Louisiana, e várias conferências regionais da American Choral Directors Association sempre recebendo grande aceitação do público em seus concertos sofisticados e carregados de sensibilidade. Warren recebeu o prêmio de Diretor Coral do Ano em 2016 da New York American Choral Directors Association, organização da qual ele é o atual presidente. Adicionalmente, Dr. Warren serve no Committee de Atividades Internacionais da American Choral Directors Association e já publicou artigos no Choral Journal e International Choral Bulletin.

Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria