Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cooperação entre UFPB e município do Conde visa o desenvolvimento educacional e econômico

publicado: 18/03/2021 14h25, última modificação: 18/03/2021 15h00
Parceria tem como focos áreas de educação, energias renováveis, agricultura, turismo, hotelaria e gastronomia

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve firmar, no mês de abril, termo de cooperação técnica com a Prefeitura do Conde, na Paraíba, para desenvolver, em conjunto com o Município, ações nas áreas de educação, agricultura, turismo e tecnologia. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e pró-reitores da Instituição foram recebidos nesta quarta-feira (17) pelo Vice-prefeito José Ronaldo Sales (Dedé Sales) e uma equipe de secretários municipais na cidade de Conde.

Estamos aqui para firmar um termo de cooperação com a Prefeitura do Conde, com secretários de diversas pastas, com a ideia de que a UFPB não se limite ao seu espaço; ela precisa assumir o seu papel público de servir ao público, à sociedade”, explicou o Reitor Valdiney Gouveia.

Nesse sentido, a ideia é estabelecer parcerias que abarquem diferentes áreas, como educação, energias renováveis, agricultura, turismo, hotelaria e gastronomia, por exemplo. “Nós queremos oferecer oportunidades à Prefeitura do Conde para que o Município possa se beneficiar, possa de fato crescer; em contrapartida, a UFPB terá suporte para auxiliar as atividades de docentes, discentes e técnicos administrativos que aqui contribuirão a partir de seus projetos”, completou o Prof. Valdiney.

Integrantes das equipes visitaram as dependências da Secretaria de Educação do Conde. Foto: Oriel Farias

De acordo com o Reitor, o município do Conde tem múltiplas potencialidades. Na agricultura, existe a possibilidade do desenvolvimento da farinha de inhame com o apoio técnico da UFPB; no turismo, o Município pode ampliar a qualificação do pessoal com o aprendizado de idiomas; na gastronomia, existem produtos típicos locais que podem ser potencializados e divulgados para a população; também ações na área de energias renováveis, como o estabelecimento de usina de placas fotovoltaicas por meio de parceria público-privada, entre outras iniciativas.

O secretário de Administração do Município, Rodrigo Trigueiro, destacou a importância de fomentar parcerias na área do turismo vidando a geração de emprego e renda para a população do Município, por meio da união de conhecimentos técnicos da UFPB e a experiência local. “Nós temos um município rico na produção de inhame, de frutas e tudo isso orbita em torno do turismo, em torno da gastronomia”, comentou. A ideia é oferecer capacitação aos condenses para que eles tenham mais oportunidades e fiquem estimulados a permanecer no Conde. “Hoje, existe uma migração, principalmente do primeiro emprego, para outros municípios, por falta de oportunidade aqui no Conde. Então, queremos profissionalizar esse pessoal para que ele continue aqui na cidade onde ele reside, onde ele nasceu”, explicou.

Na área de educação, conforme o secretário municipal da pasta da Educação, Esporte e Cultura, Thales Albuquerque de Araújo, a UFPB já é uma grande parceira na construção do currículo da pedagogia do campo e o Município já conta com o polo da UFPB de educação a distância, que funciona na Secretaria de Educação do Conde. Segundo ele, é necessário ampliar as parcerias com vistas a oferecer ensino público de qualidade. “Hoje são 248 alunos que estão cursando os cursos ofertados pela UFPB dentro do nosso Município”, afirmou o secretário. A UFPB possui 18 polos de educação a distância em diversos municípios da Paraíba.

Para formalizar a parceria, a Prefeitura formatará o convênio elencando as necessidades do Município em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento do Estado da Paraíba – IDEP, órgão da UFPB, e esse documento será analisado pela Procuradoria Jurídica da UFPB.

Participaram do encontro, ainda, os secretários Marília Melo (Turismo), Thales Albuquerque de Araújo, Márcio dos Santos Simões (Planejamento), Vinícius Pedroza (Agropecuária e Pesca), Marcos Vinícius (Meio Ambiente), além do vice-prefeito Dedé Sales e o deputado estadual Eduardo Carneiro.

Na equipe da UFPB, participaram a Profa. Berla Moreira (Pró-Reitoria de Extensão – Proex), a Profa. Kelly Gomes (presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica – Inova), o Prof. Sandro Marden (presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional), além dos professores Zaqueu Ernesto da Silva (Departamento de Engenharia de Energias Renováveis), Jefferson Cantalice (Departamento de Turismo e Hotelaria), Vitor Hugo Rocha (Departamento de Gastronomia/Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional), entre outros.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Divulgação/Oriel Farias