Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cooperação entre profissionais do Samu melhora serviço, indica pesquisa da UFPB

Cooperação entre profissionais do Samu melhora serviço, indica pesquisa da UFPB

Tese será debatida nesta sexta (13), na Sala 1 da Pós em Psicologia Social (PPGPS), em João Pessoa
publicado: 11/12/2019 16h28, última modificação: 16/04/2020 15h40
Estudo foi desenvolvido com dez equipes de unidades de saúde em João Pessoa. Crédito: site Bem Notícias/Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nesta sexta-feira (13), a partir das 14h, na Sala 1 do PPGPS, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa, discussão sobre a cooperação nas atividades das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O debate faz parte da defesa da tese “A Cooperação na Atividade das Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, realizada pela discente do curso de doutorado, Yana Thamires Mendes Felix. A pesquisa evidencia que a colaboração evita conflitos, transtornos mentais e beneficia a realização dos serviços desenvolvidos no Samu.

De acordo com a pesquisadora, a cooperação é determinante para o funcionamento do Samu, especialmente entre os profissionais que compõem as equipes de rua, pois levam, nas ambulâncias/motolâncias, auxílio e prestam socorro às pessoas em espaços públicos e privados.

“As capacidades para trabalharem juntos, de forma coordenada, com fluidez e fazendo as escolhas pertinentes, permitem os melhores resultados em termos de eficiência e eficácia nos atendimentos”, ressalta Yana.

O Samu adquire uma função social de relevância no país e é uma das portas de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço trata de situações em que a violência social se exacerba, demandando uma extrema mobilização por parte dos profissionais em cada atendimento.

Na pesquisa de Yana, por meio de entrevistas com 24 profissionais articulados em dez equipes, divididas nas Unidades Básicas (seis, compostas por um Enfermeiro e um Condutor) e Avançadas (quatro, com um Médico, um Enfermeiro e um Condutor) de Saúde, constatou-se que os membros das equipes criam vínculos que ultrapassam o local de trabalho, preocupando-se em dar uma mútua cobertura quando necessário e valorizam o papel de cada um para o sucesso do serviço em geral.

Jonas Lucas Vieira | Ascom/UFPB