Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Coordenadora de fórum internacional que acontece na Paraíba visita a UFPB

Coordenadora de fórum internacional que acontece na Paraíba visita a UFPB

publicado: 11/04/2019 07h48, última modificação: 11/04/2019 07h48

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu nesta quarta-feira (10) a visita da professora Arlinda Cézar Matos, Coordenadora do “10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS)” e Presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais, localizado em Porto Alegre. O objetivo da visita foi planejar as ações futuras para a realização do 10º FIRS, que será realizado no período de 12 a 14 de junho, no Espaço Cultural em João Pessoa.

O Fórum tem a correalização da UFPB, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, acontecendo pela primeira vez na Paraíba e no Nordeste.

Segundo da professora Arlinda César Matos, o 10 FIRS apresenta uma visão ampla do assunto de pesquisadores, estudos científicos e acadêmicos, a área governamental e empresarial, para aprofundar e mostrar caminhos sustentáveis, bem como a conscientização do ser humano para a importância da sua relação sociedade-natureza, levando em consideração a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela lei 12.305/2010.

Ela disse que o Fórum conta também com uma visão qualificada de professores e pesquisadores da UFPB, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além das Secretarias de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e da Educação e da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado e Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Federação dos Municípios da Paraíba, na construção de parcerias do evento.

Arlinda Cézar Matos é professora-orientadora da Fundação Universitária Iberoamericana (SC). Ela desenvolveu a base conceitual do Projeto “A Cidade, a natureza e o cidadão: um olhar sustentável” implementado por meio de parceria entre o Instituto Venturi e o Santander Cultural, o qual durante dois meses recebeu a visitação de mais de dois mil alunos e capacitou cerca de 120 professores de escolas do Rio Grande do Sul, no tema Sustentabilidade Humana nas Cidades.

Ela coordena o “Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”, já na sua décima edição, e faz parte do Conselho da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Suas publicações voltam-se, principalmente, para educação ambiental, ecossistema urbano e poluição dentro de casa, a exemplo do seu livro “Valorando a Vida” (ISBN 0-9710044-0-4), entre outras publicações.

O Instituto Venturi para Estudos Ambientais é uma organização sem fins econômicos que visa apontar soluções economicamente viáveis em questões socioambientais para empresas, governos e comunidades locais, com sua sede em Porto Alegre.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral