Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CRAS da UFPB recebe novo equipamento e dá início a serviço de tomografia computadorizada
conteúdo

Notícias

CRAS da UFPB recebe novo equipamento e dá início a serviço de tomografia computadorizada

publicado: 07/10/2022 18h43, última modificação: 07/10/2022 18h46
Tomógrafo possibilitará exames da face, neurológicos e odontológicos

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB) passa a oferecer, a partir de hoje (07), um novo serviço: o exame de tomografia computadorizada para a região da face. O tomógrafo, equipamento que possibilita a realização do novo exame, foi entregue pelo Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, ao Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS Clínico), localizado no campus I, em João Pessoa.

O equipamento, adquirido pela UFPB pelo valor de aproximadamente R$ 480 mil, vai atender à demanda dos usuários do CRAS Clínico, onde são atendidos, por mês, aproximadamente 1,8 mil estudantes da Universidade, público prioritário da unidade de saúde, entre serviços de Odontologia e de Medicina. 

De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, o serviço de tomografia computadorizada representa melhoria no atendimento e será destinado, prioritariamente, para os estudantes. O Reitor conta que o conjunto da reforma, aquisição do equipamento e do computador representa um investimento importante para a UFPB e para os alunos.  

“Diagnóstico, hoje em dia, é tudo, inclusive para antecipar enfermidades, ter esse diagnóstico com imagem, com a precisão e a qualidade –  inclusive com imagens em cores – é fundamental, isso assegura a saúde e a qualidade de vida dos nossos estudantes. A aquisição sinaliza que os estudantes estão e seguem sendo acolhidos. Queremos que, cada dia mais, sejam oferecidas possibilidades de acompanhamento da saúde dos estudantes da UFPB”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade de entrega do equipamento a Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, o Diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Prof. José Givaldo Melquíades, o Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Prof. José Roberto do Nascimento, o Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW),  Dr. Marcelo Tissiani, o Superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Jairo Inocêncio, a Diretora do CRAS, Profa. Simone Helena de Oliveira, a coordenadora, Íngrid Xavier, e demais integrantes da equipe da unidade de saúde, como o coordenador da Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia, Dr. Rômulo Rangel Travassos, entre outros profissionais, gestores e servidores. Representando a Escola Técnica de Saúde (ETS), participou a Profa. Maria Oliveira Alves Cavalcanti, e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o assessor Manoel Macedo.  

Conforme a Diretora do CRAS, Profa. Simone Helena de Oliveira, a implementação do serviço era um antigo pleito da unidade de saúde, onde havia uma demanda reprimida quanto ao diagnóstico por imagem realizado por meio de tomografia computadorizada, exame não-invasivo que costuma ser solicitado pelo profissional de saúde, no caso, por exemplo, de uma cirurgia bucomaxilofacial ou de um atendimento de um neurologista. O tomógrafo permite visualizar, em alta qualidade, todo o campo facial, captando a imagem em três dimensões.

Com a aquisição do novo equipamento, o estudante que antes precisava recorrer a uma unidade de saúde externa ou que simplesmente não realizava a tomografia por não ter condições de pagar pelo serviço, agora pode realizar o exame de forma gratuita na UFPB, por meio de agendamento.   

A expectativa da coordenação do CRAS é que o tomógrafo  facilite o serviço de Odontologia Clínica e de Cirurgia Bucomaxilofacial, além de possibilitar a ampliação no atendimento aos usuários.

“Nós temos um serviço de cirurgia bucomaxilofacial ofertado pelo CRAS, então, para se fazer cirurgias desse porte, é necessário ter uma boa captação de imagem, para minimizar o risco e para que seja mais preciso nas intervenções. O tomógrafo vem agregar a esses procedimentos realizados pelo CRAS. Isso vai facilitar o trabalho da equipe, não só de cirurgia bucomaxilofacial, mas também vai subsidiar o serviço de odontologia clínica e, também, agregar para o diagnóstico de doenças da face, que comprometem o seio da face, avaliadas pelo médico pneumologista do setor”, explicou a Profa. Simone de Oliveira.  

O radiologista Marcos Aurélio será o profissional responsável por operacionalizar o tomógrafo. Segundo ele, o equipamento consegue captar 450 frames de imagens computadorizadas, possibilitando, assim, a reconstrução e visualização em 3D da face do paciente diretamente na tela do computador.

De acordo com o coordenador da Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia, Dr. Rômulo Rangel Travassos do CRAS, Rômulo Rangel, o equipamento fornecerá imagens com a resolução de ponta, o que facilitará a análise da intervenção mais adequada, seja um procedimento odontológico cirúrgico ou tratamentos médicos, facilitando os serviços de implante, planejamento de cirurgias e correções odontológicas. 

“Os planejamentos cirúrgicos vão ser totalmente digitais, com precisão em  100% das cirurgias, na implantodontia, que é um dos serviços oferecidos. Nós vamos ter um planejamento mais criterioso e a cirurgia vai se desenrolar de uma forma muito mais tranquila e com previsibilidade”, explica Rangel.

Na oportunidade, o Reitor parabenizou a equipe do CRAS e acrescentou também que, oportunamente, os servidores também serão beneficiados com a aquisição de um mamógrafo para o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).    

Para utilizar os serviços do CRAS, o estudante deve ter matrícula ativa na Universidade e estar cadastrado no centro de saúde. A marcação dos atendimentos e exames pode ser realizada de forma presencial no CRAS Clínico, localizado próximo à Residência Universitária, no campus de João Pessoa, ou pelo e-mail agendamento@cras.ufpb.br . 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 83 32167873 ou pela página do CRAS.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia