Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Crise de ansiedade pode ser combatida com estimulação elétrica no crânio, diz pesquisador da UFPB
conteúdo

Notícias

Crise de ansiedade pode ser combatida com estimulação elétrica no crânio, diz pesquisador da UFPB

Procedimento é indolor, sem medicação, não gera choque e nem é invasivo
publicado: 24/01/2020 16h15, última modificação: 26/01/2020 09h30
Ação "motiva" área do cérebro a funcionar corretamente. Crédito: Divulgação

Ação "motiva" área do cérebro a funcionar corretamente. Crédito: Divulgação

"Crises de ansiedade podem ser combatidas com estimulações elétricas no crânio". A afirmação é do pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gleiciano Sousa, em sua dissertação “Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) nos Sintomas de Ansiedade Social”. O trabalho tem orientação da professora Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino e foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento (PPGNeC) da UFPB.

De acordo com o pesquisador Gleiciano Sousa, o procedimento não necessita de medicação, é realizado sem dor, não dá choque e nem é invasivo para os pacientes.

 “Utilizamos dois eletrodos, um cátodo posicionado mais ou menos no lado direito da testa e um ânodo no ombro esquerdo. Uma corrente de 2mA passará entre os dois eletrodos promovendo neuroplasticidade, que é a aptidão de os neurônios criarem ou desfazerem conexões”, explica.

O intuito do experimento é fazer com que haja uma regulação entre a potência da corrente elétrica e o sistema nervoso do paciente. Com a estimulação no crânio, que promove plasticidade superficialmente na parte externa, ocorrem mudanças na região e, consequentemente, nas emoções do indivíduo.

“O mecanismo é regulado em conjunto por dois processos, o LTP (potenciação de longo prazo) e o LTD (depressão de longo prazo). O primeiro promove a criação de sinapses (a habilidade dos neurônios para criar ou desfazer conexões) e o segundo as desfaz. Quando um está mais ativo que o outro, gera um problema”, ressalta Gleiciano.

Para que a fobia social seja controlada, o pesquisador argumenta que realizou estudos sobre o circuito neural dos transtornos e aí descobriu o circuito disfuncional da ansiedade.

“O que fizemos foi basicamente ‘motivar’ a área superficial a funcionar corretamente, para que isso possa ter efeito mais profundo nas estruturas que ‘conversam’ com ela”, enfatiza. 

Ansiedade social

O censo americano National Comorbity Survey e estudos mostram que a prevalência da ansiedade social nos EUA varia entre 12% e 13%, afetando mais as mulheres com 14,2% em comparação com os 11,8% dos homens. A fobia social perde apenas para a depressão e fobias específicas.

Estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, anunciaram que o Brasil era o país mais ansioso do mundo. Esses dados mostraram que o país possuía 9,3% de prevalência de transtornos ansiosos, incluindo ansiedade generalizada, pânico, agorafobia, ansiedade social e fobias específicas.

Gleiciano Sousa revela que, no Brasil, as pessoas com maior necessidade de tratamento de ansiedade social são as menos propensas a recebê-lo.

“Um possível argumento para isso é que indivíduos com múltiplos medos sociais podem ter maior probabilidade de ver os sintomas de ansiedade social como partes intratáveis de sua personalidade, ou seja, timidez ou introversão”, acentua.

O pesquisador acredita que há "uma negligência por parte dos próprios pacientes como também dos familiares, quando mencionam, por exemplo, ‘mas eu também sou tímido e consegui apresentar meus trabalhos (ou fazer amigos ou falar em público)".  

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua

A ETCC utilizada no trabalho de Gleiciano Sousa teve seu início nos anos 2000, com os estudos dos neurocientistas Nitsche e Paulus na Alemanha. Desde então, já foram realizadas 18 mil sessões de estimulação elétrica de baixa intensidade em aproximadamente oito mil pessoas.

Gleiciano Sousa explica que a estimulação promove a plasticidade apenas superficialmente no córtex, mas é o bastante para ocorrer mudanças em distintos lugares da região cerebral.

 “Se uma área do cérebro regula outra mais profunda e a primeira está funcionando de forma defeituosa ou disfuncional (seja ativando mais ou menos do que deveria), ela vai regular erroneamente a estrutura que está lá dentro do cérebro e vice-versa”, revela.

O efeito terapêutico da ETCC também tem se demonstrado eficaz no tratamento da fibromialgia, da depressão e do vício em álcool, cigarro e outras drogas.

Testes

A pesquisa "Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) nos Sintomas de Ansiedade Social”, de Gleiciano Sousa, ainda está selecionando pessoas para a realização de testes. Serão disponibilizadas 50 vagas. Interessados podem se inscrever no formulário.

A seleção será feita de acordo com análises sobre a situação de cada inscrito, por questão de segurança do participante. Os testes acontecerão no Laboratório de Pesquisas em Cognição e Comportamento (Lapecc), localizado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus I, em João Pessoa. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail 

Jonas Lucas Vieira | Ascom/UFPB