Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso da UFPB vai capacitar gestores municipais das áreas do meio ambiente e turismo para criação de políticas estratégicas
conteúdo

Notícias

Curso da UFPB vai capacitar gestores municipais das áreas do meio ambiente e turismo para criação de políticas estratégicas

publicado: 09/11/2022 17h56, última modificação: 10/11/2022 15h18
As inscrições estão abertas até 28 de novembro

Foto: Prefeitura de Guarabira

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece o curso de capacitação “Municipalização do meio ambiente e do turismo”, voltado para gestores dos municípios da região turística do Brejo paraibano.

Podem se inscrever para a capacitação secretários e servidores, efetivos e comissionados, das Secretarias de Meio Ambiente e das Secretarias de Turismo, além de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Turismo de 17 municípios convidados: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Belém, Borborema, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Matinhas, Pilões, Remígio, Serra da Raiz, Serraria e Solânea.

O curso é realizado pelo Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental (Laplag) do Departamento de Geociências da UFPB, dentro das atividades do projeto de extensão “Municipalização do meio ambiente e do turismo: a capacitação de gestores públicos municipais (Ano III)”. O projeto é coordenado por Henrique Gutierres, Geógrafo do Departamento de Geociências, e conta com a vice-coordenação de Ilana Kiyotani, docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB.

De acordo com o coordenador da capacitação, Henrique Gutierres, o objetivo do curso é “contribuir para que os membros do poder público municipal possam estruturar e implementar os mecanismos de gestão ambiental municipal e do turismo, e que tenha como resultado o desenvolvimento de políticas públicas estratégicas nas áreas de meio ambiente e de turismo”, disse.

O curso acontece nos períodos da manhã e da tarde. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). O conteúdo da capacitação engloba temas como a importância de pensar a gestão ambiental e turística em nível municipal, vertentes do turismo, políticas públicas, estruturação de secretaria e conselho municipal de turismo, como estruturar um plano municipal de turismo. Além de tópicos de meio ambiente como a estruturação de um sistema municipal de meio ambiente, conselho e fundo municipal de meio ambiente, licenciamento ambiental, fiscalização e como estruturar um plano ambiental municipal.

As aulas serão teóricas e práticas e vão ocorrer nos auditórios do Departamento de Geociências e do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I da UFPB, na cidade de João Pessoa. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail laplag.ufpb@gmail.com .

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Prefeitura de Guarabira
Ascom/UFPB