Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Biomedicina da UFPB promove debates sobre Covid-19 no Instagram
conteúdo

Notícias

Curso de Biomedicina da UFPB promove debates sobre Covid-19 no Instagram

Iniciativa tem o objetivo de orientar a população sobre prevenção, sintomas e respostas imunológicas
publicado: 22/04/2020 16h30, última modificação: 22/04/2020 16h30
Como o corpo responde a um quadro de infecções por vírus foi tema da live na última quinta-feira (16). Foto: Reprodução/Exame

Como o corpo responde a um quadro de infecções por vírus foi tema da live na última quinta-feira (16). Foto: Reprodução/Exame

O coordenador do curso de Biomedicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bruno Galvão, resolveu promover debates, ao vivo pelo perfil do Instagram, sobre as transformações e as respostas existentes na área para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). 

De acordo com o docente, as transmissões acontecem diante da necessidade de novos conhecimentos com relação à Covid-19. “A intenção é realizarmos semanalmente ou duas vezes no mês. Queremos divulgar para a comunidade interna e externa informações relevantes sobre a doença e o vírus. Convidamos distintos especialistas para trazer dados e debater assuntos significativos para o público”, destaca. 

O enfoque da ação é orientar a população sobre, por exemplo, medidas preventivas, sintomas da doença, alterações laboratoriais e respostas imunológicas. “O Biomédico trabalha em laboratório e tem se deparado com as mudanças que surgiram nas infecções pelo novo coronavírus. Elas fogem um pouco da normalidade de uma infecção viral. Também tratamos de como o corpo, através do sistema imunológico, responde a um quadro dessas infecções por vírus, enfatizando a Covid-19”, conta o professor Bruno. 

Interessados em saber as datas dos debates, participar por meio de perguntas e em obter detalhes sobre a Covid-19 podem acompanhar pelo perfil do Instagram do curso de Biomedicina da UFPB. “Debatemos ao vivo, mas deixamos disponíveis as gravações por mais 24h para quem não pôde acompanhar. As transmissões acontecem às 20h30”, acentua Galvão. 

Os debates realizados, nos dias 26 de março e 16 de abril, trataram, respectivamente, da “Fisiopatologia e alterações laboratoriais”, junto com o professor da UFPB Adriano Alves, e da “Resposta imune a agentes virais”, com participação da professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) Renata Dellalibera. 

Ascom/UFPB