Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Cinema da UFPB lança chamada para projeto ‘Prata da Casa’

Curso de Cinema da UFPB lança chamada para projeto ‘Prata da Casa’

publicado: 15/10/2021 15h20, última modificação: 15/10/2021 15h20
Objetivo é catalogar e difundir a produção cultural fílmica dos discentes

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou convocação a seus alunos formados e formandos para compor um catálogo com as suas produções audiovisuais realizadas durante o período da graduação. A ação tem como objetivo catalogar e difundir a produção realizada pelos discentes.

Os produtos culturais fílmicos podem ser compostos de animações, cinema expandido, cinema experimental, curtas-metragens, documentários, ficções, videoarte, videoclipe, videopoesia, vídeo mapping, instalações híbridas, longas-metragens, dentre outros.

A ideia é que haja a participação de todos os alunos graduados e graduandos do curso para compor o catálogo. Para isso, eles devem encaminhar seus dados e os de suas obras. É necessário enviar o título da obra, sinopse, ficha técnica, imagens de divulgação, imagens do processo de criação, temática abordada pela obra, gênero e indicação de faixa etária, bem como os dados dos realizadores: nome completo, nome artístico, uma fotografia e uma pequena biografia. Essas informações devem ser encaminhadas, até o dia 11 de novembro, para o e-mail pratadacasaufpb@gmail.com ou mediante preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no link https://forms.gle/5PMfghVVJYMVrxw98.

O catálogo subsidiará mostras que possam surgir de demandas ou ações educacionais internas da UFPB ou externas à universidade. Além de preservar a memória do curso e de um novíssimo cinema realizado na Paraíba, a atividade salvaguarda parte da cultura da Paraíba.

O projeto Prata da Casa foi desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pelo professor Hélder Nóbrega, com destaque para a participação dos discentes Jonny Herbert, Manoel Carneiro, Marla Melo e Matheus Menezes. O projeto conta ainda com o apoio dos professores Fernando Trevas Falcone e João de Lima Gomes.

Por se tratar de um catálogo com a produção filmográfica e videográfica dos alunos do curso desde a sua criação em 2012, a ação consistirá no primeiro passo organizacional para comemorar, em 2022, dez anos do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB.

Reportagem: Ascom/UFPB
Edição: Aline Lins