Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de música na UFPB exclusivo para mulheres oferta 50 vagas

Curso de música na UFPB exclusivo para mulheres oferta 50 vagas

Iniciativa visa estimular formação musical com valorização de experiências prévias
publicado: 05/03/2020 19h35, última modificação: 05/03/2020 19h35
Harue Tanaka (centro), professora da UFPB e integrante do grupo Fulô Mimosa, irá coordenar as atividades. Foto: Divulgação

O Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu 50 vagas para o curso “Mulheres em performance musical: cuidando do musicar local”, exclusivo para mulheres.

As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB, até o dia 13 de março. Podem se inscrever mulheres da comunidade universitária e externa.

Os encontros, ao longo deste ano, serão realizados aos sábados, das 10 às 12h, no Departamento de Música, no campus I, em João Pessoa, com início previsto para dia 14 de março.

Coordenado pela professora Harue Tanaka, o curso tem o objetivo de fomentar uma formação musical com vistas à adoção de metodologias híbridas provenientes de contextos de ensino e aprendizagem escolar/institucional e não escolar/não institucional de música.

Além disso, valorizar os conhecimentos prévios e experiências musicais que trazem as participantes, potencializando-os e conectando-os a uma base de natureza mais teórica.

O curso irá trabalhar a absorção, compreensão e decodificação de símbolos e linguagens musicais (leitura, teoria, musicalização) de modo à efetiva aplicabilidade, partindo da prática musical.

Para tal, serão utilizados, inicialmente, ritmos brasileiros (maracatu, forró, xote, ciranda, etc.), além da adoção do método ‘O Passo de Lucas Ciavatta’ e instrumentos de percussão, numa interconexão do conhecimento prático-musical das participantes à teoria.

Ascom/UFPB