Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Tradução da UFPB ganha 5 estrelas da Quero Educação/Estadão

Curso de Tradução da UFPB ganha 5 estrelas da Quero Educação/Estadão

Guia da Faculdade considerou projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura excelentes
publicado: 08/10/2019 18h29, última modificação: 08/10/2019 18h32
Selos que atestam o resultado obtido foram disponibilizados pelo Guia. Crédito: Divulgação

O Curso de Bacharelado em Tradutor e Intérprete da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi avaliado com cinco estrelas (excelente) pelo Guia da Faculdade, elabora pela startup Quero Educação, em parceria com jornal de referência Estadão. Na análise, projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura da graduação foram considerados excelentes.

Letras (Português), Relações Internacionais e Zootecnia receberam 4 estrelas (muito bom). Os outros cursos que, mesmo sem questionário preenchido, ainda receberam notas foram Ciências Sociais (4), Ciências Contábeis (3), Educação Física - Bacharelado (3), Engenharia Civil (3) e Agronomia (3).

Foram cadastrados, no total, 97 cursos da UFPB. Desses, de acordo com os pré-requisitos da avaliação deste ano, foram indicados 68 para serem avaliados por pareceristas de cada área. Ao todo, nove graduações da UFPB participaram da avaliação e obtiveram nota.

Mais de 6 mil coordenadores e professores de instituições de Ensino Superior de todo o país se cadastraram para atuar, voluntariamente, como avaliadores do Guia da Faculdade, a fim de analisar a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Para dar as notas, os avaliadores tiveram acesso a questionários com informações sobre cada curso. Coordenadores de todas as graduações avaliadas foram convidados para preencher esses questionários durante dois meses (maio e junho).

Ao analisar cada curso, os avaliadores foram convidados para dar nota para as qualidades do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura. Ao final da avaliação, os cursos foram classificados de acordo com os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom), Não-estrelado.

O Curso de Bacharelado em Tradução da UFPB foi criado em 2009 e tem como objetivo geral promover a formação de profissional do tradutor, cujas práticas estejam sintonizadas com as necessidades da sociedade. No ano passado, recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e no Guia do Estudante.

A UFPB oferta 125 cursos de graduação presenciais e à distância, em quatro campi (João Pessoa, Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape). Foi fundada há 64 anos e tem hoje quase 30 mil estudantes.

Ascom/UFPB