Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Verão oferece teoria e práticas avançadas em Farmacologia
conteúdo

Notícias

Curso de Verão oferece teoria e práticas avançadas em Farmacologia

O Curso de Verão de Farmacologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece, em sua quarta edição, atualização teórica e práticas avançadas para estudantes de todo o País. O curso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSB), que recebeu conceito 6 na mais recente Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CSS/UFPB).
publicado: 09/02/2018 11h02, última modificação: 05/04/2019 16h28

Desde o dia 28 de janeiro até 6 de fevereiro, cerca de 90 discentes e graduados das áreas da saúde e biológicas de diversas instituições de ensino superior, públicas e particulares, participam das atividades do curso no auditório e no laboratório do PPgPNSB, situados no Centro de Biotecnologia, no campus I da universidade. 

Segundo a organização, a abordagem teórico-prática é a base para a realização dessa formação. A teoria permite o aperfeiçoamento e a atualização, tanto em conhecimentos quanto em metodologias, enquanto a prática se desenvolve a partir da observação experimental dos fenômenos em laboratório. 

A cada dia de curso é ministrado um módulo. Em 28 de janeiro, foram tratados os Princípios Gerais da Farmacologia. O módulo II abordou Toxicologia, sob a coordenação da professora e reitora da UFPB Margareth Diniz. Em 30 de janeiro, o tema foi Psicofarmacologia, com organização do professor Reinaldo Nóbrega de Almeida. Em 31 de janeiro, o Módulo IV versou sobre Farmacologia Funcional do Músculo Liso, sob a orientação das professoras Fabiana de Andrade Cavalcante e Bagnólia Araújo Costa (foto), que é também a coordenadora-geral do Curso de Verão. 

No dia seguinte, o professor e pró-reitor de pesquisa da UFPB Isac de Almeida coordenou o módulo Farmacologia do Sistema Cardiovascular. Em 2 de fevereiro, o tema foi Imunofarmacologia, sob a responsabilidade das professoras Márcia Regina Piuvezam e Sandra Rodrigues Mascarenhas. Em 3 de fevereiro, tratou-se de Micologia, com a coordenação da professora Edeltrudes de Oliveira Lima. 

Hoje, 5 de fevereiro, foi abordada a Oncofarmacologia, em módulo organizado pela professora Marianna Vieira Sobral. Amanhã, 6, o curso encerra-se com a temática Farmacologia do Trato Gastrintestinal, sob responsabilidade da docente Leônia Maria Batista. 

 

Qualidade 

No período da tarde do Módulo IV, 23 alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Farmácia, Medicina, Biomedicina e Saúde Coletiva, de instituições da região Nordeste, do Pará e do Mato Grosso do Sul, e um profissional de Farmácia de Manipulação, tiveram aula prática, utilizando modelos experimentais. 

Raquel Carvalho, 23 anos, estudante do 10º período do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), estava entre os participantes. Ela conta que resolveu viajar mais de três mil quilômetros para fazer o Curso de Verão de Farmacologia da UFPB por causa da ótima avaliação do PPgPNSB pela Capes. 

“Estava em busca de Programas de Pós-graduação na área e, coincidentemente, achei a página do Curso de Verão no Facebook. Pesquisei a nota da pós segundo a Capes e vi que era alta. Decidi, então, conhecer os laboratórios e os professores, além das linhas de pesquisas”, relata a aluna. 

Para a discente, a aula teórica foi bastante completa e mostrou, em detalhes, as vias em que se podem aplicar fármaco-testes. “Mas, definitivamente, não se compara à aula prática, em que tive oportunidade de fazer um corte anatômico e retirar tecidos adiposos”, compara. 

Raquel integra o Laboratório de Farmacologia da Dor e Inflamação da UFMS, orientada pela professora Mônica Kadri. “Na UFPB, tive acesso a metodologias que pretendo implantar lá. Esse tipo de curso provoca um intercâmbio entre as instituições de ensino e de pesquisa. Agora que conheço o PPgPNSB, o considero como opção para o Mestrado”, conclui. 

 

40 anos do PPgPNSB 

O VI Curso de Verão de Farmacologia da UFPB também comemora os 40 anos de criação do PPgPNSB. Ao fazer um balanço destas quatro décadas, Bagnólia Costa, que ajuda a escrever essa história de sucesso há 20 anos, contabiliza os feitos: “já foram defendidas 376 dissertações e 273 teses”. 

Segundo a professora, o Programa conta, hoje, com 26 docentes permanentes e colaboradores, dez técnico-administrativos, 40 alunos no mestrado e 74 no doutorado, em oito linhas de pesquisa. O objetivo de todos que compõem o PPgPNSB é alcançar a excelência, ou seja, o conceito 7 da Capes. “Precisamos somente melhorar a internacionalização e o fator de impacto de nossos trabalhos, cuja maioria já é produzida na língua inglesa”, explica a pesquisadora. 

 

Homenagens 

Neste aniversário do PPgPNSB, pesquisadores notórios, que passaram pelo programa estão sendo homenageados ao longo do curso de verão, por suas contribuições à Ciência e por divulgar, de modo positivo, a formação que tiveram na UFPB. 

A professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Alba Regina Monteiro Souza Brito foi congratulada por ter sido a primeira mestre formada pelo PPgPNSB e a reitora da UFPB Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, a primeira doutora (à direita na foto). 

Margareth Diniz recebeu a homenagem quando coordenou o Módulo II do curso. Em 29 de janeiro, a reitora proferiu palestra sobre a linha de pesquisa da qual faz parte: Toxicologia de Medicamentos. 

Como Jovens Pesquisadores, foram condecorados o professor Lucindo José Quintans Júnior, que é pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e o docente Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

Todos os professores que coordenaram módulos do Curso de Verão e os integrantes da Comissão Organizadora também foram laureados.

 

Fonte: ACS | Pedro Paz