Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Casa de Cultura Hermano José, da UFPB, promove exposição Além da Paixão

Museu Casa de Cultura Hermano José, da UFPB, promove exposição Além da Paixão

publicado: 31/03/2023 09h30, última modificação: 31/03/2023 13h11
Mostra conta a história do espetáculo da "Paixão de Cristo" por meio de figurinos utilizados na dramatização

Foto:

O Museu Casa de Cultura Hermano José, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove, até o dia 28 de abril, a exposição Além da Paixão. A mostra conta a história do espetáculo da "Paixão de Cristo" por meio de figurinos utilizados na dramatização. O MCCHJ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A entrada é gratuita.

A exposição Além da Paixão é uma parceria entre o Museu Casa de Cultura Hermano José, Universidade Federal da Paraíba e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O detalhe, é que Hermano José foi responsável pela cenografia do primeiro espetáculo da “Paixão de Cristo" encenado na cidade de João Pessoa.

O Museu Casa de Cultura Hermano José fica localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805, bairro do Bessa, em João Pessoa.

Hermano José e a Paixão de Cristo

No ano de 1993, Hermano José assumiu o cargo de diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de João Pessoa. Um de seus principais projetos enquanto estava à frente do cargo foi a implantação do projeto cênico da Paixão de Cristo, no ano de 1995.

Foi um projeto vitorioso apesar da crítica inicial que, ao final, constituiu-se como um propulsor de espetáculos posteriores. Estavam no elenco desse espetáculo que se realizou de 12 a 16 de abril de 1995 Adilson Lucena, Ari Silva, Betânia Lira, Cida Almeida, Chrys Gomes, Charllenne Barros, Everaldo Vasconcelos, Jacinta de Lourdes, Jeannet Sousa, Lenita Cabral, Mário Luiz Saraiva, Maciel Marciel, Maronilton Andrade, Misael Batista, Nelson Alexandre, Orieby Ribeiro, Paula Vieira, Paulo Morais, Sebastião Formiga e Wal Herculano.

Também havia a participação de alunos das escolas municipais e particulares, os membros de grupos culturais de bairros que participaram do espetáculo, como figurantes, o que deu também caráter pedagógico ao espetáculo.

Suas primeiras apresentações ocorreram na Praça Pedro Américo, de fronte ao Teatro Santa Roza. Posteriormente o espetáculo passou a ser encenado na Praça Vidal de Negreiros, também conhecido como Ponto de Cem Réis.

Após 28 anos de sua implantação, a apresentação ainda se estabelece como a maior produção de teatro ao ar livre da Semana Santa em João Pessoa. Esse espetáculo acabou constituindo-se também como local de experimentação e descoberta de novos talentos. O evento chegou ao Século XXI com muita vitalidade, conhecido em todo o Brasil e com a participação de artistas de renome nacional.

Reportagem: Aline Lins com informações do MCCHJ/UFPB
Fotos: Rafael Lamour