Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > DCF/UFPB lança edital para contratação de Professor Voluntário

DCF/UFPB lança edital para contratação de Professor Voluntário

publicado: 23/07/2021 16h10, última modificação: 23/07/2021 16h10
Inscrições estão abertas de 23 a 27 de agosto

Foto: Angélica Gouveia

O Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou a abertura de processo seletivo simplificado para cadastramento de Professor Voluntário, aprovado pela Resolução nº 34/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A data da seleção será divulgada pelo site oficial do DCF durante o período de inscrição.

Os documentos solicitados incluem o requerimento de inscrição endereçado ao chefe do departamento, a cópia da documentação comprobatória dos últimos cinco anos referente à produção acadêmica, científica ou técnico-profissional apresentada no Currículo Lattes e o plano de trabalho.

Para completar a inscrição, os candidatos devem enviar uma mensagem com título "PROCESSO SELETIVO PROF VOLUNTÁRIO" para o email voluntariodcf@ccs.ufpb.br, contendo cópia digitalizada, separadamente, dos documentos em formato PDF e numerados conforme o que está descrito no item 2.4 do edital.

A Comissão de Seleção do processo será formada por professores da UFPB ou de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Serão, no mínimo, três membros titulares e três membros suplentes com titulação igual ou superior à exigida para os candidatos. A atividade didático-pedagógica ficará sob a supervisão de um professor efetivo da UFPB que desenvolva atividade em área afim, escolhido pelo Colegiado Departamental ao qual o voluntário for vinculado.

Durante o credenciamento, o interessado será avaliado no que diz respeito à eficiência e atendimento aos padrões científicos e pedagógicos da UFPB. O vice-chefe do DCF, Felipe Queiroga, explica que a atividade dos professores voluntários deve ser exercida em caráter auxiliar aos professores efetivos, não tendo qualidade de substituição.

Queiroga também pontua que não é a primeira vez que ocorre este tipo de seleção por parte dos departamentos. “Em anos anteriores, quando havia interesse público, sempre houve seleção de docentes voluntários. O próprio DCF possuía, até ano passado, dois docentes voluntários no seu corpo docente. O que mudou foi a forma como ocorre a seleção pois hoje os departamentos devem seguir a resolução Consepe Nº 34/2020 que estabelece abertura de edital e critérios de seleção específicos”, destaca.

A validade da contratação é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As informações completas dos itens relativos ao processo seletivo estão disponíveis em seu edital.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Ascom/UFPB