Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > De 20 mil universidades no mundo, UFPB está entre as 6% melhores

De 20 mil universidades no mundo, UFPB está entre as 6% melhores

World University Rankings 2019-2020 avaliou ensino, pesquisa, professores e empregabilidade dos estudantes
publicado: 09/08/2019 19h29, última modificação: 09/08/2019 19h29
Segundo o levantamento, a UFPB é a 27ª do país. Crédito: Divulgação

De 20 mil universidades no mundo avaliadas pela organização World University Rankings (Centro de Classificações Universitárias Mundiais, em tradução livre), no biênio 2019-2020, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as 6% melhores, na posição número 1.188, com uma nota 69,2, em uma escala que vai até 100. No país, a UFPB é a 27ª e, na região Nordeste, 5ª.

As cinco melhores do mundo, conforme o estudo, ficam nos Estados Unidos e no Reino Unido. São estas, em ordem decrescente: Harvard University (USA), Massachusetts Institute of Technology (USA), Stanford University (USA), University of Cambridge (United Kingdom) e University of Oxford (United Kingdom).

De acordo com o Center for World University Rankings, o ensino e a qualidade do corpo docente foram avaliados pelo número de ex-alunos e de professores que ganharam importantes prêmios internacionais. A empregabilidade dos estudantes foi medida pelo número de ex-alunos que ocupam cargos de diretor executivo nas maiores empresas do planeta.

Já a pesquisa foi analisada pelo número total de trabalhos publicados; pelas publicações que aparecem em periódicos de primeira linha; pelo número de artigos reproduzidos em periódicos altamente influentes; além de trabalhos altamente citados.

Center for World University Rankings é uma organização líder em consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

A entidade publica rankings universitários globais reconhecidos pela objetividade, transparência e consistência, que são confiáveis ​​para estudantes, acadêmicos, administradores de universidades e governos de todo o mundo.

Ascom/UFPB