Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Décima edição da Bit.Week acontece até 21 de outubro na UFPB

Décima edição da Bit.Week acontece até 21 de outubro na UFPB

publicado: 19/10/2022 17h54, última modificação: 21/10/2022 16h32
Os interessados ainda podem realizar a inscrição de forma gratuita

Foto: Elidiane Poquiviqui

Ao longo desta semana, até o dia 21 de outubro, o Bloco do curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe universitários e estudantes de Ensino Médio para a 10ª edição da Bit.Week, evento que une tecnologia e comunicação em uma semana de palestras, workshops, exposições e games, e acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTI).

A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site do evento. O credenciamento está sendo realizado todos os dias, a partir das 13h, no térreo do prédio do Departamento de Mídias Digitais (Demid), e os participantes receberão certificado.

De acordo com Mari Leão, aluna do curso de Comunicação em Mídias Digitais e integrante da Direção Executiva da 10ª Bit.Week, as atividades do evento permeiam diversas áreas relacionadas à formação e atuação profissional dos profissionais das mídias digitais, alunos de graduação e até mesmo do Ensino Médio, como é o caso dos estudantes da Escola Cidadã Integral Tecnológica (ECTI) do bairro Mangabeira que estão participando da semana. Eles conseguem ter contato direto com profissionais que atuam no mercado de diferentes áreas e descobrir um pouco mais sobre assuntos mais específicos.

“Recebemos palestrante de temas desde tráfego pago até algo mais específico como boardgames. É a décima edição da Bit.Week, então ela é especial por si só? Além de ser a primeira edição de volta às atividades presenciais após a pandemia, então, o coração fica quentinho. E esse ano conseguimos trazer muita gente legal da Paraíba e de fora para palestrar. No fim, a Bit.Week é especial pela conexão de pessoas em todas as áreas, seja no Bit.Games ou durante palestras, todo ano o que a gente tira de melhor são as novas relações”, disse Mari Leão.

A programação teve início no dia 17 e já contou com palestras de temáticas como segurança jurídica do profissional digital, processo criativo para identidade visual, carreira no TikTok, marketing de conteúdo, tráfego pago para conversão, além de workshops nas áreas de criação de tirinhas, fotografia, animação stop-motion, escrita de curta-metragem, e ainda mesas redondas.

Nos dias 19, 20 e 21 o evento continua, na programação estão previstas palestras nas áreas de processo criativo para quadrinhos, motion design, carreira no mercado de games, empreendedorismo, real time content, jogos de tabuleiro, sistemas e jogadores de videogames, estruturas virais para a produção de conteúdo, product designer, princípios básicos de web design, social media e produção de conteúdo, além de carreira no audiovisual.

Também estão previstos workshops sobre criação de games, desenho de personagens, roteiro, foley em sound design, criação de bots para o Twitter, além de mesas redondas sobre mercado de trabalho em mídias digitais no exterior, música e design; fotografia, styling e make hair no mercado da moda, e cenário de histórias em quadrinhos no Demid.

Dentro da programação da Bit.Week ocorrem os campeonatos da Bit.Games com duas competições. No primeiro dia do evento foi realizado o campeonato de Just Dance, e hoje (19) acontece o campeonato de League of Legends. As inscrições estão disponíveis no Instagram @bitweek.

Ao longo de toda a semana ocorre ainda a Bit.Feira, no hall de entrada do térreo do Demid, e reúne produção e economia solidária com foco em artes visuais, moda, decoração e jardinagem.

A 10ª Edição do Bit.Week é coordenada pelo Prof. Cleber Matos de Morais, com o apoio de um grupo de alunos do Demid. A Bit.Week 2022 tem como tema o filme “O Homem Bicentenário”, baseado no romance de Isaac Asimov, representando os últimos anos que concederam ao mundo uma visão caótica e distópica da relação entre o homem, as tecnologias e a ciência.

Promovida desde 2013, o principal objetivo da Bit.Week é apresentar o potencial das novas mídias na comunicação e suas aplicações tanto no mercado de trabalho como na comunidade, priorizando a redução das distâncias entre as pessoas e o conhecimento produzido na Universidade.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins