Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de Morfologia abre 40 vagas para curso de dissecação

Departamento de Morfologia abre 40 vagas para curso de dissecação

Inscrições devem ser realizadas até esta terça-feira (24)
publicado: 23/03/2020 13h58, última modificação: 23/03/2020 13h58
Formação tem permitido ampliar acervo para estudos de anatomia. Foto: Divulgação

O Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu 40 vagas para curso sobre técnicas de dissecação humana. Interessados devem se inscrever através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa),até esta terça-feira (24).

O curso, que apresenta conceitos teóricos e práticos sobre dissecação formolizada e tem permitido o aumento do acervo de peças e restauração de unidades desgastadas e em desuso, é destinado a discentes diferentes cursos da área da saúde.

Como pré-requisito, é exigido que o candidato seja monitor e/ou tutor de anatomia humana ou tenha participado da formação em preparação de peças anatômicas para o Museu de Morfologia do CCS.

Há algum tempo, temos produzido peças cadavéricas no departamento como parte integrante da monitoria. Isso gerou, nos estudantes, curiosidade e vontade de dissecar. Então, a fim de certificá-los, eu criei esse curso.”, explica o coordenador do projeto, professor Ivson Silva.

Segundo o docente, como o Departamento de Morfologia oferta disciplinas a 12 cursos, as peças facilmente entram em desgaste. “Os cadáveres são de pessoas que não foram identificadas após a morte, ou seja, que não foram reivindicados em algum serviço de verificação de óbito. Além disso, há doadores cadastrados para fornecimento futuro dos seus corpos”.

A formação terá a participação, ainda, da professora Monique Paiva, com tutoria de Wigínio Bandeira, membro da Liga Acadêmica de Anatomia Humana da UFPB.

Ascom/UFPB