Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Mundial da Hipertensão Arterial é marcado por evento na UFPB nesta quarta (17)

publicado: 15/05/2023 19h13, última modificação: 15/05/2023 19h13
Aberta à comunidade acadêmica, ação inclui aferição de pressão e aplicação de vacinas em adultos

Foto: Freepik

O Centro Profissional Tecnológico (CPT-ETS) e o Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da Universidade Federal da Paraíba promovem, nesta quarta-feira (17) um evento alusivo ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial. A ação ocorrerá no Centro de Vivências, no campus de João Pessoa, das 8h às 11h30, como parte da Semana de Enfermagem do CPT-ETS/CRAS.

O evento incluirá as seguintes ações de promoção à saúde, todas gratuitas: verificação de pressão arterial; teste de glicemia capilar; realização de medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal e Índice de Massa Corporal/IMC), orientações nutricionais e aplicação de vacinas para adultos.

A Secretaria de Saúde de João Pessoa, parceira da ação de vacinação, vai disponibilizar um total de 100 doses para a comunidade acadêmica. Segundo a diretora do CRAS, a professora Simone Helena dos Santos, é importante que os participantes da ação levem seus cartões de vacina para que a equipe saiba quais doses necessitam de atualização.

Ainda de acordo com a diretora do CRAS, serão disponibilizadas orientações sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis para o controle da pressão arterial e para a prevenção de doenças cardiovasculares. “No caso dos participantes que demandarem uma atenção maior, caso sejam estudantes da UFPB ou servidores ativos sem plano de saúde, eles serão encaminhados para agendamento individual com a nutricionista do CRAS”, acrescentou.

O Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, é uma data cujo intuito é sensibilizar a população para a hipertensão arterial (pressão alta), responsável por mais de 50% das doenças cardiovasculares (DCV), segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A relevância desta ação da UFPB é servir como alerta para a comunidade universitária sobre os riscos da hipertensão arterial, para que as pessoas fiquem atentas as suas causas, prevenção e tratamento, tendo em vista que as doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial de Saúde, são a principal causa de morte nas Américas”, ressaltou a professora Simone Helena.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins