Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Direito da UFPB comemora 70 anos de criação na liderança no Estado em exames da OAB

70% dos alunos são aprovados anualmente
publicado: 10/07/2019 18h50, última modificação: 10/07/2019 18h52
Estudantes de Santa Rita visitam OAB-PB. Crédito: OAB-PB/Reprodução

O curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 70 anos de criação neste ano, na liderança no Estado em exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com uma média de 70% de alunos aprovados anualmente. Recentemente, recebeu o Selo de Qualidade OAB Recomenda.

Fredys Sorto, diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), que abriga o curso, afirma que a semana comemorativa dos 70 anos da graduação, a ser realizada de 12 a 16 de agosto, celebrará os principais avanços nestas sete décadas, com palestras, mesas de debate e mostras de projetos de pesquisa e de extensão.

“O CCJ aparece em todas as premiações da OAB, como o Selo de Qualidade. Temos pós-graduação e um grupo de docentes com pesquisas muito importantes aqui.”

Segundo Sorto, a pós-graduação foi criada em 1996, por iniciativa do professor Alexandre Belo, pioneira na Paraíba. Na época, o mestrado ofertava linha de pesquisa em Direito Econômico.

Hoje, trabalha com seis, três na área de Direito Econômico e outras três em Direitos Humanos, implantadas em 2004, pela professora Audia Secatto. As pesquisas inovadoras permitiram a criação do curso de Doutorado, único no Estado.

Com a consolidação do ensino e da pesquisa, o CCJ expandiu e ganhou unidade em Santa Rita, que completa dez anos. De acordo com o Sorto, durante muito tempo, o curso de Direito da UFPB foi o único no Estado, tendo iniciado suas atividades em 1949.

“Setenta anos depois, continua educando nomes com importante atuação e sendo referência em avaliações e premiações da OAB.”

Inicialmente fundado como um curso da Faculdade de Direito da Paraíba, instituição privada no Centro de João Pessoa, contava com o trabalho de destaques no mundo jurídico, a exemplo do professor e desembargador Mário Moacyr Sorto.

A integração do curso à UFPB aconteceu em 1955, enquanto graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A criação do CCJ se deu em 1989.

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB