Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Direito/Santa Rita recebe conceito 4 na avaliação do Mec

Direito/Santa Rita recebe conceito 4 na avaliação do Mec

publicado: 04/11/2022 11h26, última modificação: 04/11/2022 11h26
Nota do curso cresceu em relação à avaliação anterior

Foto: Freepik

O curso de Direito/Santa Rita da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi avaliado com conceito 4 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (Mec) responsável por avaliar as universidades. Com o resultado da avaliação, publicado na última semana, o curso melhorou seu conceito, que antes era 3 (numa escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima), igualando o desempenho ao do curso de Direito/João Pessoa.

A análise para renovação de reconhecimento do curso foi realizada de forma remota no último mês de outubro por uma comissão do Inep e incluiu avaliação das políticas pedagógicas praticadas e das condições de funcionamento do curso, a exemplo das instalações físicas de laboratórios, escadas e banheiros. Foram ouvidos, dirigentes, docentes e alunos para o relatório do Instituto.

Para o Reitor Valdiney Gouveia, a universidade deu um passo importante para a consolidação do curso, que tem o potencial para fazer crescer a região metropolitana de João Pessoa. “O conceito 4 é um indicativo de que estamos no caminho certo. É um resultado importante para o curso de Direito e para a UFPB. O próximo passo é buscar o conceito 5 tanto para João Pessoa quanto para Santa Rita”, afirmou Gouveia.

Ainda segundo o Reitor, o desempenho dos alunos de Direito (João Pessoa e Santa Rita) no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – cerca de 80% de aprovação – é prova do potencial do curso para alcançar o conceito máximo.

“É um curso qualificado academicamente e que tem uma importância gigante pelo forte cunho social, de inclusão, e que tem um alcance que abrange também estudantes dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte”, acrescentou o professor Jailson Ribeiro, coordenador de Regulação e Avaliação da Pró-reitoria de Graduação (CRA/PRG) da universidade. Atualmente, há cerca de 750 alunos com matrícula ativa em Direito/Santa Rita.

Para Ribeiro, a avaliação por visita é relevante porque é uma forma de prestar contas à sociedade, de garantir a qualidade dos cursos e da competência dos egressos formados na instituição. No final deste mês, o curso de Direito/Santa Rita passará ainda por outra avaliação do Inep/Mec. Os concluintes do curso, junto com estudantes de outras 15 graduações, serão submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que compõe o outro método de avaliação dos cursos de graduação do país: o Conceito Preliminar de Curso (CPP), focado no desempenho dos alunos concluintes.

Outras renovações de reconhecimento de curso pelo método de visita da comissão do Inep estão sendo aguardadas para as graduações em Medicina, Física, Letras Inglês, Comunicação e Mídias Digitais e Antropologia da UFPB. Segundo Jailson Ribeiro, a avaliação de Medicina deve ocorrer ainda neste mês de novembro e será realizada de forma presencial. Medicina é um dos quatro cursos em que a avaliação presencial é mandatória, assim como nos casos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia.

Nota máxima na avaliação – Outros dois cursos da UFPB foram submetidos à avaliação por visita (de forma remota) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste ano e ambos alcançaram a nota máxima. Biomedicina e Administração (Mamanguape) receberam conceito máximo. o curso de Biomedicina recebeu conceito 5. em avaliação realizada no mês de abril, de forma remota. Já no mês de agosto, ocorreu a visita remota ao campus IV (Mamanguape) e o bacharelado em Administração também foi avaliado com o conceito máximo.

Reportagem: Milena Dantas
Foto: Freepik