Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Diretório central dos estudantes da UFPB realiza consulta sobre atividades online

Adotadas para conclusão do período 2019.2, questionário busca avaliar eficácia da medida
publicado: 24/04/2020 15h03, última modificação: 24/04/2020 15h05
No dia 5 de maio, a UFPB decidirá se começa período 2020.1 remotamente. Foto: Reprodução/Google

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, por meio do questionário, consulta aos alunos da graduação presencial sobre as experiências com a finalização das atividades do período letivo de 2019.2 de forma online, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A coordenadora do DCE e estudante de Psicopedagogia da UFPB, Anna Beatryz Vieira, afirma que a finalidade é conhecer a realidade dos estudantes da instituição no que diz respeito ao acesso às plataformas digitais e como foram as experiências para a conclusão do período 2019.2, no começo deste mês.

Buscamos assim apontar a posição do corpo discente quanto às atividades que foram realizadas. Compreender as dificuldades quanto à didática, ao acesso e às plataformas utilizadas pelos professores para ministrar as últimas atividades do período passado. Assim, queremos mapear o quantitativo de estudantes que possui acesso ou não a ambientes virtuais de ensino”, afirma Beatryz.

Os estudantes da UFPB passaram a ter atividades remotas quando as aulas presenciais foram suspensas devido ao combate ao coronavírus, em 17 de março.

Recursos tecnológicos como o “Turma Virtual” do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) ofereceu a possibilidade de cadastramento de tarefa e de questionários, além da criação de fóruns e outros mecanismos de aprendizagem.

Para a estudante Anna Beatryz Vieira, é necessário entender não só como os estudantes vivenciaram a novidade do Ensino a Distância (EAD), mas também balizar propostas futuras de ensino e aprendizagem.

É uma consulta a toda comunidade da graduação a fim de darmos passos representativos às necessidades de pesquisa, ensino e extensão. Queremos constatar o que de fato tem contribuído para a formação dentro da UFPB. É um momento difícil em que precisamos, senão de todos, mas ao menos da maioria”, almeja.

A UFPB tem atualmente cerca de 36,8 mil estudantes em todos os níveis de ensino. Mais informações sobre a consulta no perfil do DCE da UFPB no Instagram.

Ascom/UFPB