Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Discentes da UFPB são premiados em concurso de música na Itália

Discentes da UFPB são premiados em concurso de música na Itália

publicado: 05/09/2022 17h52, última modificação: 05/09/2022 17h52
Premiação também inclui pianistas servidores da área de música da UFPB

Foto: Divulgação

Os discentes Marcelo Moreno e Amanda Melo Massa, mestrando e doutoranda em Violoncelo no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, obtiveram primeiro e segundo prêmios, respectivamente, na categoria Música de Câmara no International Classic Web Competition 2022, competição internacional de música clássica, realizada de maneira remota, promovida pela Associazione Musicale Dionisio, sediada na cidade de Savona, na Itália.

Marcelo Moreno se apresentou em duo camerístico de violoncelo e piano ao lado do pianista Lucas Bojikian (servidor da UFPB), interpretando repertório dedicado ao compositor argentino Astor Piazzolla. Sua performance pode ser visualizada no link: https://youtu.be/m1QTeJ13eJs . Marcelo é discente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, na subárea de Práticas Interpretativas, em que recebe orientação artístico-acadêmica do Prof. Felipe Avellar de Aquino. No PPGM, ele desenvolve pesquisa sobre a obra do compositor paraibano José Siqueira. Já o pianista Lucas Bojikian é servidor técnico da área de música do CCTA. O duo obteve o primeiro prêmio no evento.

Já a violoncelista Amanda Melo Massa e o pianista Daniel Seixas, que obtiveram a segunda colocação, apresentaram um repertório dedicado à obra de L. van Beethoven – objeto da pesquisa doutoral de Amanda Massa, sob a orientação do Prof. Felipe Avellar de Aquino – além do Pezzo Capriccioso compositor russo P. Tchaikovsky. Sua performance pode ser acompanhada nos links a seguir: https://youtu.be/7VhfZlKs_9Q e https://youtu.be/EuaaTtCVOX8 . Seguindo os parâmetros estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a atuação artística faz parte dos trabalhos desenvolvidos na área de Práticas Interpretativas dos Programas de Pós-Graduação na área de artes-música.

A terceira edição do International Classic Web Competition foi realizada entre os dias 10 e 18 de julho, dividido nas categorias piano, violão, canto lírico e música de câmara (de duo a quintetos) e contou com membros do júri da cidade de Gênova, Savona e Tarento, incluindo musicistas do importante Teatro Carlo Felice e do Conservatório Nicòlo Paganini de Gênova. Dentre os membros do júri estavam Roberto Mingarini (Presidente), Cinzia Bartoli, Ivana Oliva, Angelo Marchese e Claudio Ottino. Vale destacar que a UFPB teve alunos premiados nas três edições do concurso, nas áreas de violino, violoncelo e música de câmara.

O concurso artístico tem o objetivo de oferecer visibilidade a jovens musicistas e foi implementado durante a pandemia, devido às dificuldades de realização plena das atividades artístico-culturais. O evento contou com participantes italianos e de outros países e já faz parte do calendário artístico da região da Ligúria, na Itália.

Fonte: PPGM/ UFPB
Foto: Divulgação