Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Divisão de Segurança do Trabalho faz visita técnica ao campus II da UFPB para avaliação de extintores
conteúdo

Notícias

Divisão de Segurança do Trabalho faz visita técnica ao campus II da UFPB para avaliação de extintores

publicado: 29/07/2021 13h02, última modificação: 29/07/2021 13h10
Cerca de 100 edificações e mais de 900 ambientes foram vistoriados

Foto: Divulgação

A equipe técnica da Divisão de Segurança do Trabalho (DIST) visitou o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para dimensionar os extintores do campus II, no município de Areia. As visitas aconteceram nos dias 13 e 14 deste mês, em caráter emergencial, classificado quando não há projeto de proteção contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

A DIST visitou cerca de 100 edificações, dentre espaços ativos, em processo de mudança ou inativos, e, aproximadamente, 960 ambientes (salas, galpões, divisórias). Com a visita, a Divisão conseguiu coletar o quantitativo de extintores já existentes nas edificações e indicar o quantitativo a ser adquirido pela UFPB. Isso permite que as edificações sejam adequadas, provisoriamente, até que seja implementado um projeto de proteção contra incêndio, seguindo as normas, leis e decretos estaduais e federais sobre o assunto.

Manoel Bandeira, diretor do CCA, foi quem recepcionou a equipe nos dois dias, junto aos servidores do campus, que auxiliaram os técnicos e engenheiros de segurança do trabalho na condução das ações. Os servidores apresentaram seus locais de trabalho e suas atividades laborais, que são informações necessárias para a determinação da carga de incêndio dos ambientes e o dimensionamento das unidades extintoras.

“As vistorias técnicas são importantes pois embasam e norteiam as ações de saúde e segurança do trabalho. São nelas que descobrimos as não conformidades com as normas que tratam do assunto, possibilitando sugerir as ações mais adequadas para a resolução dos problemas", afirmou o chefe da Divisão de Segurança do Trabalho, André Melo de Morais.

Dentre as ações realizadas na inspeção, a equipe da DIST se dispôs ainda a registrar as não conformidades com as Normas Regulamentadoras e Normas Técnicas que tratam sobre segurança do trabalho e situações de risco mais graves e aparentes, que foram relatadas em reunião com o diretor do Centro e serão enviadas por meio de um relatório técnico ao gestor responsável.

O coordenador de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho, Franklin Hirschle Jr., explicou que a UFPB, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e da DIST, vem desenvolvendo um conjunto de ações articuladas com o objetivo de, gradualmente, consolidar uma política de segurança do trabalho e saúde em todos os campi da UFPB.

“A Política de Saúde e Segurança do Trabalho no serviço público, embora incipiente, é essencial à garantia de condições dignas e seguras de trabalho. É ela quem possibilita ambientes laborais produtivos, mitigando possíveis acidentes e riscos aos trabalhadores e usuários dos serviços”, finalizou o coordenador.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Ascom/UFPB
Foto: Divulgação