Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docente da UFPB integra painel no IV Simpósio Nacional do Rádio

Docente da UFPB integra painel no IV Simpósio Nacional do Rádio

publicado: 03/05/2021 13h23, última modificação: 03/05/2021 13h56
Evento acontece de 5 a 7 deste mês de maio e será transmitido pelo YouTube

Foto: Angélica Gouveia

A coordenadora do curso de Radialismo do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Norma Meireles, participa do IV Simpósio Nacional do Rádio, evento do qual ela é a idealizadora e que este ano acontece no período de 5 a 7 deste mês de maio e será transmitido pelo YouTube devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

Com pesquisadoras de outras universidades federais, a Profa. Norma integrará um painel que abordará a pesquisa e o ensino de rádio de forma remota.

O encontro surgiu em 2013. O tema desta edição é “100 anos de rádio: democracia e cidadania nas ondas sonoras”.

O objetivo da ação é congregar a excelência em pesquisa acadêmica dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas a respeito do rádio e da mídia sonora em distintas formas de manifestação, sejam emissoras comerciais, estatais ou públicas, educativas ou comunitárias. Além disso, é uma oportunidade para diálogos e proposições de parcerias entre ensino, pesquisa, extensão e os cotidianos profissionais e de mercado nas emissoras radiofônicas.

A Profa. Norma Meireles contou que partiu dela a inquietação por um evento específico para pensar e discutir o rádio, como acontecia com a televisão.

“Primeiro eu pensei um evento local e realizamos o I Simpósio Nacional de Rádio em julho de 2013, na UFPB. Porém, vi a possibilidade de que ele fosse um evento maior. Foi então que levei a proposta para um dos encontros do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), do qual faço parte. A proposta foi aprovada e o Grupo passou a realizar o Simpósio”, explicou a docente.

As inscrições para ouvintes continuam abertas até o dia do evento, por meio deste link: https://www.sympla.com.br/iv-simposio-nacional-do-radio-2021__875369 .

Mais informações podem ser obtidas na página do IV Simpósio Nacional do Rádio.

As mesas e painéis da edição 2021 do evento podem ser acompanhadas nos links a seguir:

05 de maio, às 9h:

Solenidade de Abertura

05 de maio, às 10h

Painel 100 anos do rádio: ensino, pesquisa e os desafios no cenário de pandemia:

06 de maio às 9h

Painel Pesquisa e ensino de rádio de forma remota:

07 de maio, às 9h

Painel O que será do Rádio pós-pandemia?:

07 de maio às 14h

Encontro da Rede de Rádios Universitárias do Brasil – Rede Rubra:

07 de maio às 15h