Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Doutoranda em Zootecnia da UFPB recebe menção honrosa em evento internacional

Doutoranda em Zootecnia da UFPB recebe menção honrosa em evento internacional

publicado: 16/08/2021 12h53, última modificação: 16/08/2021 12h55
Aluna foi a única representante da América Latina selecionada

Foto: Cristiane Ribeiro

A doutoranda em Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Tamires Marcelino Silva Felix, recebeu uma menção honrosa pela sua participação na Virtual 2021 PSA Annual Meeting, da Poultry Science Association (Associação de Ciência Avícola), uma organização profissional estadunidense que visa o avanço da ciência avícola. Tamires foi a única estudante da América Latina selecionada entre os 25 estudantes laureados no evento.

A menção honrosa é referente a um resumo de sua pesquisa “Fontes de aminoácidos sulfurosos afetam a expressão de transportadores de glicose no jejuno de frango de corte”, que foi submetida à associação e aceita por uma banca avaliadora. O texto foi apresentado e defendido pela estudante.

O projeto foi desenvolvido com a colaboração de pesquisadores como o professor Samuel E. Aggrey, do Laboratório de Nutrigenômica da University of Georgia, nos Estados Unidos, e das professoras da UFPB Patrícia Givisiez, do Departamento de Zootecnia, e Danila Barreiro Campos, do Departamento de Veterinária.

A pesquisa é centrada na suplementação com fontes de metionina, um aminoácido que, quando não é suplementado nas dietas dos animais, ocasiona sintomas de deficiência de nutrientes. Ou seja, as aves não crescem bem e não conseguem desenvolver porque falta o nutriente na dieta. Foram utilizadas duas fontes - já aplicadas comercialmente - para suplementar a dieta dos animais e, dessa maneira, verificar os efeitos na expressão de genes que estão relacionados ao transporte de glicose.

“Dentro da indústria avícola, sabemos que existem diferenças no desenvolvimento dos animais dependendo de qual fonte de metionina é utilizada, mas não se tem muito conhecimento na área nutrigenômica”, explicou Tamires.

Segundo ela, a menção honrosa confere à UFPB destaque internacional, evidenciando os pesquisadores da instituição. “Fiquei muito feliz com o resultado. Foi muito gratificante saber que deu certo e que todo o esforço valeu a pena. A experiência trouxe amadurecimento para minha vida profissional, além de confiança e solidez para o trabalho acadêmico que estou realizando no doutorado”, comentou.

No evento, que acontece anualmente, a associação oferece aos participantes a exposição dos estudos científicos e as pesquisas no campo da ciência avícola, um ramo da Zootecnia. Essa conferência conta com apresentações de representantes da academia e da indústria zootécnica para os cientistas avícolas. Neste ano, a solenidade aconteceu de maneira virtual.

A pesquisa foi bastante elogiada pela comunidade científica internacional, assim com pelos representantes de empresas da área de nutrição animal, por ser inédita e pelo caráter inovador das informações, explicou o Prof. Humberto Vilar, do Departamento de Ciência Animal da UFPB, orientador de Tamires na pesquisa.

“O trabalho apresentado por Tamires foi muito bem recebido pelos participantes do evento que, além de muitos questionamentos, também fizeram muitos elogios à proposta inovadora e arrojada da pesquisa”, comentou o docente.

O estudo teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e da UFPB por meio da infraestrutura do Laboratório de Avicultura e do Laboratório de Avaliação de Produtos de Origem Animal (Lapoa). A pesquisadora pretende dar continuidade à pesquisa, focando, agora, na análise dos dados referentes aos transportadores de aminoácidos.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins