Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Duas estudantes da UFPB concorrem no 3º Concurso Audiovisual da Andifes

Duas estudantes da UFPB concorrem no 3º Concurso Audiovisual da Andifes

publicado: 22/02/2022 16h50, última modificação: 22/02/2022 16h50
Os dez vídeos com mais visualizações serão submetidos a um júri indicado pela Andifes

Foto: Divulgação

Duas estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão concorrendo no 3º Concurso Audiovisual da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A competição busca incentivar a produção de conteúdos audiovisuais com temáticas de fortalecimento das Universidades Federais por meio de perspectivas diferentes e criativas.

As equipes de Isabelly Cabral Souto, do curso de Biotecnologia, e Francisca Gonçalves Vaz, do curso de Artes Visuais, estão participando do concurso que gratificará os três primeiros colocados com prêmios entre R$ 1.000 e R$ 3.000. Foram 56 inscrições recebidas pela Andifes de graduandos de todas as regiões brasileiras. Dessas, 47 foram validadas de acordo com o regulamento.

Coordenada pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), a 3º edição do concurso possui o tema “Universidade: Conhecimento e Cidadania”. No vídeo enviado pela aluna de Biotecnologia Isabelly Souto, a experiência de ser estudante na UFPB é marcada pela individualidade, tendo em vista a interação social promovida pelo espaço verde da Instituição, com 43 hectares de reserva de Mata Atlântica.

Já no vídeo enviado por Francisca Vaz, a discente de Artes Visuais fala sobre a crise de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19 em 2020 e os trabalhos desenvolvidos pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica nesse período, com destaque para a criação do ventilador pulmonar com monitoramento via dispositivo móvel.

Para Isabelly, o concurso é uma ideia interessante por “congregar várias possibilidades dentro do mundo que é a Universidade”. Ela colaborou com o aluno Gilmar de Souto, do curso de Rádio e TV, para a realização do vídeo.

“O concurso da Andifes trouxe a possibilidade de integração entre as nossas duas áreas, para criar um conteúdo que informa, que populariza a Universidade e aproxima da sociedade visões de mundo que, muitas vezes, ficam presas na nossa bolha acadêmica. É um trabalho com o qual eu fiquei muito feliz porque congrega tudo que a UFPB pode nos proporcionar enquanto alunos e sociedade”, afirmou a estudante de Biotecnologia.

O período de seleção é dividido em duas etapas. Na primeira, os dez vídeos mais visualizados no canal do YouTube da Andifes, durante o período de duas semanas a partir de sua postagem, serão automaticamente classificados para a próxima etapa de avaliação. Após essa fase, os dez vídeos com mais visualizações serão submetidos a um júri indicado pela Andifes.

O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 16 de março, na página da Andifes, a partir das 17h. Os vencedores e classificados para a exposição serão comunicados por telefone ou e-mail.

Conheça os inscritos no 3º Concurso Audiovisual da Andifes que passaram para a segunda fase.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins