Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ECOS Mostra de Cinema ambiental da UFPB recebe inscrições para público ouvinte

ECOS Mostra de Cinema ambiental da UFPB recebe inscrições para público ouvinte

publicado: 04/02/2022 18h01, última modificação: 04/02/2022 18h01
O evento será gratuito, online e aberto ao público

Foto: Aline Lins

A ECOS: Mostra de Cinema Ambiental, realizada por meio de projeto de extensão desenvolvido no Departamento de Engenharia e Meio Ambiente, do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Rio Tinto, está com inscrições abertas para estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio do município de Rio Tinto, além da comunidade externa que tenha interesse em acompanhar os seis dias de programação gratuita do evento.

Serão exibidas 10 obras audiovisuais que abordam questões ambientais urgentes como a degradação de rios e nascentes, desmatamento, perda de biodiversidade e impactos socioambientais, dentre outros. O objetivo do evento é fomentar debates sobre questões ambientais com o público participante, como professores e estudantes, produtores, pesquisadores, gestores, líderes comunitários e comunidades tradicionais; além de estimular a reflexão crítica sobre questões ambientais por meio de exibição de audiovisual, objetivando a formação de um “sujeito ecológico”.

As inscrições para público ouvinte estão abertas até o dia 16 de março, pela internet, na plataforma Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos da UFPB. A organização do evento disponibilizou, no site da Mostra, um tutorial para que o público externo à UFPB saiba como realizar a inscrição pela plataforma SIGEventos. A inscrição de estudantes do Ensino Básico, enquanto atividade didática escolar, será efetuada pelos professores, bastando sinalizar no ato da inscrição. Na sequência a equipe da ECOS: Mostra de Cinema Ambiental entrará em contato para solicitar a lista de estudantes a serem inscritos.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Milena Dutra da Silva, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA) do Centro de Ciência Aplicadas e Educação (CCAE), ao participar da mostra como espectadores, os estudantes do Ensino Básico terão a chance de conhecer diferentes produções, entre ficção e documentário, filmes e animações, oriundas de diferentes estados. A mostra é uma oportunidade para ampliação do repertório cultural dos estudantes, uma vez que o acesso ao cinema muitas vezes é impossibilitado pela distância, custo e inexistência de um cineclube na escola.

Os filmes e animações selecionados, sejs ficção ou documentário, apresentam essas questões ambientais ao telespectador de maneira envolvente, um irresistível convite à imersão nos enredos e posterior ampliação da percepção do entorno. São filmes de excelente qualidade e alguns deles já receberam premiações de júri popular e júri técnico em outros festivais de cinema, disse a docente.

Em 2022, todas as atividades do projeto serão desenvolvidas remotamente, em ambiente virtual. Os vídeos participantes da mostra foram selecionados por uma Comissão de Curadoria, composta por nove professores no Vale do Mamanguape, sendo quatro deles atuantes na Educação Básica e cinco professores universitários, com atuação em temáticas socioambientais.

Os curadores avaliaram os vídeos quanto ao enredo, qualidade técnica, relevância temática e potencial didático, entre outros aspectos, chegando a uma lista final de 10 filmes selecionados. Além de acessar os vídeos, os participantes da mostra poderão participar de roda de conversa com os realizadores dos filmes

A Ecos: Mostra de Cinema Ambiental conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer da Prefeitura Municipal de Rio Tinto; e do Centro Acadêmico do Curso de Cinema da UFPB (CAZEMA).

Confira a lista de vídeos que serão exibidos na ECOS: Mostra de Cinema Ambiental

Ecos da Terra (Açucena Arbex)

Inclusão Social e Produtiva dos Catadpres de Materiais Recicláveis (San Marcelo)

Manancial (Bruno Soares)