Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Edição 2023 do Circular Cultural promove visitação e vivências em museus da UFPB
conteúdo

Notícias

Edição 2023 do Circular Cultural promove visitação e vivências em museus da UFPB

publicado: 05/05/2023 19h26, última modificação: 05/05/2023 19h26
Inscrições abertas até 10 de maio, ou até o encerramento das vagas

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), promove a 2ª edição do Circular Cultural - Roteiros de visitação da UFPB, entre os dias 15 e 19 de maio. Organizada pela Coordenação de Extensão Cultural (Coex/Proex), a ação busca visibilizar os espaços museológicos da instituição a partir da realização de roteiros integrados de visitação a exposições e práticas artísticas. 

As inscrições se iniciaram nesta quinta (4) e seguem abertas até 10 de maio, ou até o encerramento das vagas, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

Em 2023 o Circular Cultural contará com seis roteiros de visitação para 12 equipamentos culturais, com diferentes formatos e programações. Serão ofertadas exposições, oficinas, vivência e processos de mediação cultural distintos em cada espaço visitado. Para os roteiros com visitação externa à UFPB, será disponibilizado transporte da instituição.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, o Circular Cultural é uma das ações estratégicas para visibilizar os acervos, coleções e museus salvaguardados pela UFPB, além de democratizar o acesso à comunidade acadêmica e aos demais setores da sociedade”. 

“Nesta edição, além de valorizar os espaços vinculados à Reitoria, à Proex e aos Centros, como CCS, CCEN e CCTA, também pautamos a interiorização desta ação, valorizando o saber artístico e cultural produzido nos campi do interior, a partir de uma parceria com Campus IV, articulando uma ação com o povo indígena Potiguara. Essa é a UFPB valorizando a cultura paraibana”, concluiu a gestora.

Para o produtor Cultural Alexandre Santos, servidor da Coex e coordenador do projeto, a continuidade da realização do Circular Cultural toma como base a forte adesão dos espaços museais da UFPB, que apresentaram demandas estruturantes para visibilizar os acervos e ações culturais, e para a qualificação contínua de seus processos museológicos, educativos, entre outros. Ainda segundo ele, o circular é a culminância de um processo que vem sendo gestado pela Proex junto aos museus, “envolvendo desde o inventário de seus acervos até formações em educação museal, patrimônio cultural e outras perspectivas formativas, com vistas a qualificar as equipes e os equipamentos”. 

A ação integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), que visa divulgar e valorizar as instituições museológicas nacionais, incentivando a visitação e a relação com a sociedade. Este ano, o IBRAM traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, na busca por refletir o papel dos museus no contexto do desenvolvimento sustentável, do bem-estar global e dos impactos da presença humana na Terra. 

Novidades do projeto

A abertura do Circular Cultural 2023 será marcada por uma vivência com o povo indígena Potiguara, na Baía da Traição, com visita à Associação Aldeia Forte, espaço comunitário que reúne experiências patrimoniais de valorização da memória e da cultura dos povos originários da região do Litoral Norte. 

A vivência será realizada em parceria com a Direção do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE/UFPB), as coordenações dos cursos de Ecologia e Antropologia e a Associação Toré Forte. Na sede da Associação os visitantes terão contato com a gastronomia indígena, objetos da cultura material do povo Potiguara e terão a oportunidade de dialogar com as lideranças locais sobre as iniciativas desenvolvidas pela comunidade indígena para o fortalecimento das identidades culturais e conservação ambiental. Durante a vivência, haverá apresentações de toré e coco de roda com grupos indígenas.

Outra novidade do projeto é a parceria com o Colégio de Aplicação de Educação Básica da UFPB (Cap-EBAS). Para a parceria, foi preparado o Roteiro Brincante, que levará estudantes da educação infantil para visitarem o Museu do Brinquedo e o Museu da Cultura Popular, ambos com exposições e onde participarão de práticas lúdicas, com gincana de jogos e brincadeiras e oficina de modelagem em argila.

Sobre o roteiro dedicado às crianças, a museóloga e pedagoga, Maíra Dias, também coordenadora do Circular Cultural, acredita ser um investimento na formação de público, bem como na educação patrimonial, uma vez que a infância é um período fundamental para oportunizar vivências na área da cultura e especificamente nos museus, tanto pela curiosidade natural das crianças quanto pela sua capacidade de encantamento e ludicidade, despertando pensamento crítico, fortalecendo suas identidades, conhecendo a história de sua comunidade.

Confira a programação completa:

15/05 - SEGUNDA-FEIRA

Roteiro Litoral Norte (Baía da Traição)

-Participação mediante concordância do Termo de Responsabilidade.

-Será disponibilizado um ônibus, que sairá da Praça da Alegria (CCHLA).

8h30 - Vivência indígena Potiguara

-Concentração e saída: Praça da Alegria (CCHLA)

-Visita à Associação Toré Forte - Baía da Traição

-Almoço com gastronomia indígena

-Apresentação de Toré

-Iniciativas indígenas no Litoral Norte

-Iniciativas da UFPB no território Potiguara

-Apresentação de Coco de Roda

16/05 - TERÇA-FEIRA

Roteiro Brincante

-Programação destinada a estudantes do Colégio de Aplicação de Educação Básica da UFPB (CAp-EBAS).

Museu do Brinquedo (CCS)

-Exposição "Acervo de brinquedos: um passeio pelos gêneros de jogos"

-Jogos e brincadeiras de rua

Museu da Cultura Popular (NUPPO)

-Exposição "Brinquedos e brincadeiras no museu"

-Prática de modelagem em argila

17/05 - QUARTA-FEIRA

Roteiro Artístico #1

13h - Laboratório de Cerâmica (CCTA)

-Oficina "Modelar o barro"

14:30h - Labora-Atelier (CCTA)

-Oficina "Brincando de Ré-aproveitar"

16h - Galeria Lavandeira (CCTA)

-Exposição "Zona Abissal" (coletiva)

18/05 - QUINTA-FEIRA

Roteiro Artístico #2

-Para a visita ao MCCHJ será disponibilizado um ônibus, que sairá do CCTA/UFPB - Campus I, do estacionamento da Caixa Econômica Federal (CEF). Retorno ao meio-dia.

8h30 - Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ)

-Exposição e lançamento do livro "Impressos, orgânicos, interplanetários e avulsos”, de Ricardo Peixoto

-Exposição "Hermano por Hermano"

Roteiro Científico #1

13h30 - Casa da Ciência (CCEN)

- Exposição "A teia da vida: biodiversidade e bem-estar"

14h30 Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba (CCEN)

-Exposição: “Caminhos Geográficos da Paraíba.”

15h30 - Museu de Paleontologia (CCEN)

-Exposição "História da Terra e da Vida na Terra"

19/05 - SEXTA-FEIRA

Roteiro Científico #2

13h30 - Museu de Biodiversidade (CCEN)

-Visita às Coleções Biológicas do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE)

15h30 - Museu de Ciências Morfológicas (CCS)

-Exposição "Da concepção à formação do corpo humano"

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui com informações de Alexandre Santos
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB