Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Edital de concurso público para docente da UFPB será publicado no dia 28 deste mês

publicado: 19/12/2022 10h37, última modificação: 19/12/2022 10h37
Serão ofertadas 45 vagas, distribuídas nos quatro campi

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicará, no próximo dia 28 de dezembro, um edital de concurso público para a carreira de docente do magistério superior. Conforme anunciou o Reitor Valdiney Gouveia em entrevista à TV UFPB nesta quinta-feira (15), serão ofertadas 45 vagas na categoria de professor Adjunto A, com oportunidades em 40 áreas do conhecimento, distribuídas em centros de ensino dos quatro campi da instituição (veja no final da matéria a lista de departamentos contemplados).

De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFPB, das 45 vagas, 31 serão para ampla concorrência, 10 serão para Pessoa Preta ou Parda (PPP) e quatro vagas serão reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD).

“A UFPB tem realizado  anualmente concursos  para  docente efetivo, tanto de magistério superior, quanto EBTT, de modo a prover as vacâncias nos departamentos e manter a qualidade do ensino nos cursos de graduação e pós-graduação. Esperamos com esse concurso atrair profissionais de elevado nível acadêmico no âmbito regional e nacional”, disse a pró-reitora de Gestão de Pessoas Rita de Cássia Pereira.

Poderão concorrer às vagas candidatos com título de doutorado, para regime de trabalho T-20 (remuneração inicial bruta de R$ 3.980,21), T-40 (remuneração inicial bruta de R$ 6.289,21) ou Dedicação Exclusiva (remuneração inicial bruta de R$ 10.074,18).

As inscrições serão realizadas, no período de 1º a 17 de fevereiro de 2023. O valor da taxa de inscrição para o regime de trabalho T-20 será de R$ 80,00, enquanto para T-40 será de R$ 125,00 e para Dedicação Exclusiva será de R$ 200,00.

A seleção ocorrerá em quatro etapas: Prova escrita, Prova didática, Exame de Plano de Trabalho e Exame de Títulos. O cronograma das provas será definido por cada departamento que está oferecendo as vagas. Para todos os departamentos, as provas serão aplicadas no primeiro semestre de 2023.

Ainda segundo a Progep, as nomeações dos aprovados estão previstas para o segundo semestre do próximo ano. Todas as informações sobre o novo concurso para docente do magistério superior serão publicadas no dia 28 de dezembro, na página da Progep, na área “Concursos docentes”.

Concurso para EBTT – Em fevereiro de 2023 também serão realizadas as inscrições do concurso público para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na UFPB. Será oferecida uma vaga (em regime de trabalho de dedicação exclusiva) para o Departamento de Educação Básica (DEBAS) do Centro de Educação (CE), no campus de João Pessoa. Os candidatos poderão se inscrever do dia 6/2/2023 a 28/2/2023. As informações sobre a seleção estão disponíveis no edital publicado no último mês de outubro.

Centros/Departamentos contemplados com vagas no concurso para magistério superior, por campus:

CCEN (João Pessoa)

• Departamento de Química