Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Editora UFPB é a 1ª no país a adotar software livre para publicar livros

Editora UFPB é a 1ª no país a adotar software livre para publicar livros

Programa permite produzir e baixar e-books
publicado: 18/09/2019 20h26, última modificação: 18/09/2019 20h26
Tutoriais para uso do software serão disponibilizados até o final de setembro. Crédito: Divulgação

A Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a primeira editora universitária do país a adotar o software livre Open Monograph Press (OMP) para produzir e baixar e-books.

Até o final deste mês, serão publicados no site da Editora UFPB os tutoriais para uso do software livre e serão divulgadas as regras e instruções para submissão de materiais.

Segundo a bibliotecária Fabiana França, que faz parte da equipe de implantação do software, o sistema é separado por módulos, nos quais é possível gerenciar toda a produção dos livros, até a publicação final.

De acordo com a coordenadora do projeto de implantação Izabel de Lima, o programa permite que o autor acompanhe cada etapa do processo. “Assim, é possível saber rapidamente quando uma revisão precisa ser feita”.

No catálogo já disponibilizado pela Editora UFPB na plataforma, é possível fazer o download de e-books e encontrar pontos de venda dos livros físicos. “Desde novembro do ano passado, fazemos testes. Adaptamos o programa ao nosso site”, conta a coordenadora.

O software é uma iniciativa multi-universitária que tem o objetivo de aprimorar a publicação de obras acadêmicas e a qualidade da busca. É utilizado por universidades de países como Espanha, Canadá, Estados Unidos e Chile, entre outros.

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB