Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em aula magna na UFPB, reitor do ITA aponta inovação como “tendência inevitável” para as universidades
conteúdo

Notícias

Em aula magna na UFPB, reitor do ITA aponta inovação como “tendência inevitável” para as universidades

publicado: 09/02/2023 18h02, última modificação: 09/02/2023 18h21
Docente destacou ainda o papel central destas instituições para o desenvolvimento do Brasil

Foto: Angélica Gouveia

Em visita à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta quinta-feira (9), o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, falou da inovação como uma “tendência inevitável” para as universidades brasileiras e estrangeiras.  

A declaração foi dada durante a Aula Magna de abertura do semestre letivo 2022.2 dos cursos presenciais e 2023.1 dos cursos à distância, que teve início ontem (8). Transmitida por meio do YouTube, a Aula Magna, que teve como tema  “Iniciativas de Sucesso na Implantação de Complexos de Inovação no Brasil”, está disponível no canal da TV UFPB 

O evento ocorreu na Reitoria da UFPB e contou com a presença do Reitor Valdiney Gouveia, da Vice-reitora Liana Filgueira, dos pró-reitores, do superintendente do Hospital Universitário (HU), Dr. Marcelo Tissiani, de estudantes, docentes e técnicos administrativos da Instituição. A abertura da solenidade foi marcada pela apresentação do violoncelista e professor do Departamento de Música da UFPB Felipe Avellar.   

O convite para o ministrante da Aula Magna foi realizado pelo Reitor da UFPB, que enfatizou as competências do Reitor do ITA, o qual é ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dirige atualmente uma das instituições mais respeitadas do Brasil. O Prof. Valdiney também destacou a relevância do tema da inovação.  

“As universidades precisam estar em perfeita harmonia, colaborando em favor do desenvolvimento da ciência. É impossível que uma universidade sozinha ela se baste e a Universidade Federal da Paraíba abre as portas não somente para universidades nacionais e institutos, como também internacionais”, acrescentou o Prof. Valdiney.

Naquela que foi a primeira visita ao estado da Paraíba, para proferir a Aula Magna na UFPB e falar sobre iniciativas bem-sucedidas no país no que diz respeito à inovação, Anderson Ribeiro fez referência à inovação como uma “onda” que o Brasil está surfando, movimento que começou a ganhar força nas duas últimas décadas. 

Com uma apresentação que teve foco especialmente nas experiências dos parques tecnológicos, ele destacou que a universidade pode estar, cada vez mais, inserida no contexto da inovação, para contribuir para o desenvolvimento do país. Dos 70 parques tecnológicos que existem no país – um deles na Paraíba, em Campina Grande, sendo um dos mais antigos do Brasil –, pelo menos 30 estão em espaços físicos de universidades. É o conhecimento acadêmico alimentando o funcionamento desses parques, segundo o Reitor do ITA.  

O palestrante apresentou dados do Global Innovation Index 2022, ranking em que o Brasil ocupa a 54ª posição no mundo e a 2ª posição entre os países mais inovadores na América Latina (atrás do Chile). Apesar do resultado, que aponta o quanto o Brasil ainda precisa avançar em termos de inovação, o Reitor se mostrou otimista e aposta na integração entre governos, empresas e universidades para que o país cresça nesse ranking.

“A universidade no Brasil está preocupada com a inovação. Os governos municipais, estaduais e federais, incluindo as universidades, estão acreditando na inovação. E é por meio da universidade que vamos conseguir gerar o desenvolvimento nacional”, declarou o Reitor do ITA. 

***

Reportagem: Milena Dantas

Edição: Aline Lins

Foto: Angélica Gouveia