Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em parceria com o Hemocentro, UFPB realiza ação de doação de sangue

Em parceria com o Hemocentro, UFPB realiza ação de doação de sangue

publicado: 06/05/2022 16h58, última modificação: 06/05/2022 17h20
No próximo dia 13, será disponibilizado um micro-ônibus para o transporte dos estudantes ao Hemocentro da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, uma ação para estimular e incentivar a doação de sangue pelos membros da comunidade universitária e, com isso, ajudar a salvar vidas.

A iniciativa ocorrerá no próximo dia 13, às 13h. Na ocasião, será disponibilizado um micro-ônibus para transportar os doadores até o Hemocentro e trazê-los de volta à Instituição. O Ponto de Apoio para espera do transporte será o espaço Copa com Saúde do CCS (no bloco Elefante Branco), no Campus I.

A ação é uma iniciativa de alunos do projeto de extensão em Hemovigilância da UFPB, do  Departamento de Ciências Farmacêuticas, mas envolve estudantes de todos os cursos de saúde vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e também à  Escola Técnica de Saúde (ETS).

Inicialmente, serão disponibilizadas 25 vagas no micro-ônibus, mas a depender da demanda, uma logística otimizada que permita mais alunos poderá ser operada. Podem participar alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde ou da Escola Técnica de Saúde da UFPB. Para doar, é necessário antes, preencher um formulário disponibilizado pelo projeto.

Também é preciso obedecer aos seguintes critérios para doar sangue: ter mais de 16 anos, pesar acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar nas duas horas que antecedem a doação, não estar em uso de medicamentos, não apresentar quadro gripal, estar bem alimentado e gozar de boa saúde. É necessário levar um documento oficial com foto e apresentar comprovante de vacinas contra Covid-19.

Todo o processo demora cerca de uma hora. A coleta, especificamente, leva, no máximo, 15 minutos e consiste na retirada de, em média, 450 mL de sangue, realizada com material estéril, de uso único e descartável.

Segundo a professora e coordenadora da ação, Daniele Idalino, em um contexto de pós-pandemia a doação se faz ainda mais necessária.

“A doação de sangue é um dos mais sublimes atos de altruísmo, solidariedade e amor ao próximo, principalmente porque uma única doação pode ajudar até quatro pessoas. Os estoques do Hemocentro raramente estão cheios e é preciso levar em consideração que ele atende todos os tipos de hospitais (privados ou públicos). Então todo sangue é bem-vindo, sempre tem alguém necessitando”, esclarece a coordenadora Daniele.

Quanto à participação dos alunos na campanha, a Profa. Daniele comenta: “Estimular os alunos do CCS, que em breve serão profissionais da área da saúde, a doar sangue é conscientizá-los acerca da importância desse ato e também incentivá-los para que sejam exemplo para a sociedade. Quanto mais pessoas reunidas para esse ato altruísta, melhor, visto que aumenta a chance de ajudar mais pessoas que precisam de sangue”, destaca a professora.

Para mais informações, basta acessar o perfil no Instagram do projeto de extensão. Demais alunos ou interessados em realizar a doação devem comparecer a um dos postos de coleta.

O Hemocentro da Paraíba tem 13 unidades de hemoterapia e hematologia distribuídas pelo Estado. O serviço pode ser agendado por meio do número do WhatsApp (83) 3133-3473 nos horários de funcionamento das unidades: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, e aos sábados, das 7 às 17h. A sede em João Pessoa fica localizada na Avenida Pedro II, 1548, ao lado da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins